Inglês: o guia completo!

INTRODUÇÃO

O inglês é a principal segunda língua do mundo, ou seja, o idioma que os estrangeiros mais aprendem. Além disso, ele é a língua oficial de países altamente desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

Não é à toa que esse idioma se tornou tão relevante para a sociedade globalizada em que vivemos, não é? Negócios, debates, cultura, arte, tudo acontece em inglês. Se uma empresa japonesa está conversando com outra companhia sueca, por exemplo, o inglês é língua que conecta os dois grupos e que possibilita uma negociação ou parceria.

Mas, assim como acontece com qualquer outro idioma, o seu objetivo ao estudar a língua é que vai guiar como você deve aventurar-se pelo mundo do inglês, pois existem diferentes níveis e para cada caso formas de estudo diferentes.

Para ter sucesso na prova de língua estrangeira do Enem ou de um vestibular, a compreensão exigida é principalmente gramatical e textual. Já para fazer uso do idioma no seu cotidiano profissional, é preciso também conseguir falar bem e ter um bom entendimento auditivo.

Enquanto isso, muitas pessoas estudam línguas estrangeiras como hobby, pelo simples prazer de estudar e de expandir os horizontes. Afinal, quando aprendemos outro idioma, temos um acesso mais intenso e recompensador à cultura e ao povo dos países que falam essa língua — e, também, aos demais estrangeiros que, como você, escolheram estudá-lo.

Levando tudo isso em consideração, preparamos este guia completo para que você saiba um pouco sobre os principais conteúdos da língua inglesa e como você pode começar a dominá-la, seja qual for o seu objetivo com o idioma. Preparado? Let’s go!

Como aprender Inglês?

Independentemente do seu objetivo com o estudo do inglês ou o nível que você deseja alcançar (básico, intermediário, avançado ou fluente), há algo fundamental para que você realmente consiga aprendê-lo: transformar o inglês em parte da sua rotina. Mesmo que você frequente um curso de inglês, essas aulas servem como um importante guia, mas de pouco vão adiantar caso você tenha contato com o idioma somente dentro da sala de aula.

Nunca tivemos tanto acesso à informação de qualidade , graças à tecnologia e à internet. Faça proveito disso! Conteúdos em inglês estão em toda a parte. Isso vai desde exercícios online sobre a matéria até letras de músicas para você acompanhar enquanto escuta.

Além de estudar sobre as regras e a gramática do inglês, você pode aprimorar suas habilidades de escuta e o seu vocabulário ouvindo músicas e podcasts, assistindo a filmes e séries no idioma e muito mais. Vamos falar mais sobre isso depois, mas é importante entender que tanto as estruturas gramaticais que mostraremos agora, quanto formas mais leves de estudar devem ser intercaladas para uma experiência mais completa e imersiva no idioma.

O inglês básico do Ensino Médio

No Ensino Médio, você já começa a fazer uma preparação para o Enem em todas as matérias, inclusive o inglês. Entretanto, como já destacamos, apenas uma ou duas horas de aulas ao longo dos três anos dessa fase da escola não são o suficiente para aprender o idioma em um nível mais aprofundando ou com a rapidez necessária para quem vai fazer o Enem ou um vestibular.

É preciso ir além. Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas e informações importantes sobre os conteúdos de inglês do Ensino Médio, que podem ser cobrados no Enem e vestibulares. Fique de olho!

Preposições em inglês

As preposições têm pouquíssimas regras, mas são um dos assuntos mais difíceis do inglês. Isso porque escolher qual preposição usar em cada momento é, muitas vezes, uma questão de intuição — ou você sabe, ou não sabe. O fundamental, então, é treinar muito e ficar atento a quaisquer aparições delas para aprender a usá-las sem erro.

Elas têm o papel de unir os termos de uma oração (de, sobre, para…), mas, no inglês, são muito diferentes das que usamos em português. Isso significa que é complicado estabelecer um significado para cada uma delas, pois dependem quase que totalmente do contexto. Somente o at tem quase vinte significados diferentes! Veja:

  • I’m at my friend’s house. / Estou na casa do meu amigo.
  • I’ll call you at noon. / Ligo pra você ao meio-dia.

A boa notícia é que, com muita leitura e atenção, as preposições em inglês virão à sua mente de forma mais natural, fazendo com que você consiga decidir qual usar. Fique muito atento também à posição em que elas aparecem nas frases, pois podem vir tanto no início quanto no meio ou no fim. Veja alguns exemplos de preposições comuns:

  • I love listening to music. / Eu amo escutar música.
  • After I finished my homework, I went to bed. / Depois que terminei meu dever de casa, fui para a cama.
  • I still haven’t found what I’m looking for. / Ainda não encontrei o que eu estou procurando.

Saudações em inglês

Aprender as saudações em inglês é muito importante, pois você vai vê-las o tempo todo. Além disso, ao conversar com um nativo ou com outro estrangeiro que não fale português, elas serão muito úteis para o diálogo. Confira:

  • Hello! / Olá!
  • Goodbye! ou Bye! / Tchau! ou Adeus!
  • See you soon! / Até logo!
  • Nice to meet you! ou It’s a pleasure to meet you! / É um prazer conhecer você!
  • Nice to meet you too! ou The pleasure is mine! / O prazer é meu!
  • Good morning! / Bom dia!
  • Good afternoon! / Boa tarde!
  • Good evening! / Boa noite! quando você encontra a pessoa, como forma de dizer “oi”
  • Good night! / Boa noite! ao despedir-se ou antes de ir dormir, como forma de dizer “tchau”
  • See you later / Vejo você mais tarde (não leve ao pé da letra, pois esse é apenas outro jeito de dizer “tchau” e não necessariamente uma promessa ou certeza de que você vai ver a pessoa mais tarde)

Expressões em inglês

O inglês tem uma imensa variedade de expressões. Para conhecê-las e dominá-las, mais uma vez, o importante é ler muito e mergulhar em uma ampla diversidade de conteúdos em inglês. Séries de comédia e séries de drama, por exemplo, vão apresentar você a diferentes expressões, assim como músicas de vários estilos.

Ao analisar uma expressão em inglês, não tente encontrar seu significado por meio de uma tradução para o português, pois o resultado vai estar bem distante do real sentido. Isso pode até funcionar com uma ou outra gíria ou expressão, mas, mesmo assim, não é uma forma interessante de aprimorar sua compreensão do idioma.

Separamos a seguir algumas expressões bastante comuns da língua inglesa como forma de introdução ao assunto! Veja:

What’s up?

Forma informal de falar E aí? ou Tudo bem? Para responder, você pode apenas repetir What’s up?. Há, ainda, o uso para perguntar o que está acontecendo com algo ou alguém.

  • “Hey, dude, what’s up?” “Hi, what’s up?” / “E aí, cara, tudo bem?” “Oi, tudo bem?”
  • What’s up with your friend? She seems upset. / O que há com a sua amiga? Ela parece chateada.

I hear you

Essa é uma expressão perfeita para demonstrar o quanto a tradução literal pode ser falha. I hear you, traduzida diretamente, quer dizer “Eu escuto você”. Entretanto, a expressão é usada para dizer “Eu entendo você”. Confira um exemplo:

  • I’m kind of scared about graduating. What if I can’t get a good job? / Estou um pouco assustado por estar me formando. E se eu não conseguir um bom emprego?
  • I hear you. The job market is really competitive nowadays. / Eu entendo você. O mercado de trabalho é muito competitivo hoje em dia.

Há uma expressão que tem um sentido semelhante, mas que é utilizada de uma maneira mais sarcástica — quando você já está cansado de saber daquele assunto. Normalmente, a frustração é direcionada ao tema da conversa em si, não à pessoa com quem você está falando. Trata-se de “Tell me about it”, que significa, basicamente, “Nem me fale”. Olha só:

  • I’m so tired of studying all the time. I can’t wait until my finals are over! / Estou tão cansado de estudar o tempo todo. Mal posso esperar para que minhas provas finais terminem.
  • Tell me about it. I’m dreaming about our summer holidays. / Nem me fale. Estou sonhando com as nossas férias de verão.

Whatever

A palavra whatever significa algo como “qualquer coisa”, mas funciona de outra forma enquanto expressão. Sozinha, o significado da expressão “Whatever” tem o sentido de “Deixa lá pra” ou “Ah, que seja”, demonstrando que o que a pessoa falou ou sugeriu tem pouca importância. Além disso, ela pode ser utilizada também como parte de outras expressões comuns. Vamos conferir?

  • Your boyfriend told me he’s upset with you. / Seu namorado me falou que ele está chateado com você.
  • Whatever. Our fight was his fault. / Que seja. A nossa briga foi culpa dele.
  • We’re tired and have to wake up early tomorrow. Do you really think it’s a good idea for us to go to the party? / Estamos cansados e precisamos acordar cedo amanhã.
  • Você acha mesmo que é uma boa ideia a gente ir à festa?
  • Whatever. Let’s just go home. / Deixa pra lá. Vamos pra casa.

Veja também algumas outras expressões que incluem whatever:

  • I’ll do whatever it takes for this to work. / Eu vou fazer o que for preciso para que isso dê certo.
  • “What do you want to do tonight?” “Whatever works for you.” / “O que você quer fazer hoje à noite?.” “O que você preferir.” (ou “O que ficar melhor para você”).

Never mind

A expressão never mind quer dizer “deixa pra lá”. Algumas vezes, ela tem um significado como uma das formas de whatever, mas nem sempre! Vamos aos exemplos:

  • Never mind, it wasn’t that important anyway. / Deixa pra lá, não era tão importante mesmo.
  • Never mind, I actually didn’t care about the party. / Deixa pra lá, eu na verdade nem me importava com a festa.
  • “Sorry, I still haven’t finished that report!” “Never mind, it can wait until tomorrow.” / “Desculpe, eu ainda não terminei aquele relatório!” “Deixa pra lá [indicando “não se preocupe”], ele pode ficar para amanhã.”

For real

O for real pode ser usado tanto para mostrar que você está sendo sincero ou falando sério quanto para expressar espanto ou surpresa com uma informação. Veja:

  • My English teacher is incredible, for real. / Minha professora de inglês é incrível, sério mesmo.
  • You passed your driving test? For real? Congratulations! / Você passou no seu teste de direção? Sério mesmo? Parabéns!
  • Are you for real? / Você está sendo honesto/sincero?

High time

High time é uma expressão que indica que estava mais do que na hora de algo acontecer ou ser feito. Veja como ela é usada:

  • It is high time you told her how you feel. / Já está mais do que na hora de você falar para ela como você se sente.
  • It is high time I got a promotion, but my boss doesn’t even want to talk about it. / Está mais do que na hora de eu ser promovido, mas meu chefe não quer nem falar sobre isso.

É claro que existem inúmeras outras expressões em inglês, mas, para começar, as que apresentamos aqui já vão ajudá-lo bastante. E agora que você entende melhor como elas funcionam, vai ser mais fácil ficar de olho em todas as outras que aparecerem na sua frente, seja durante os estudos ou em uma música ou filme!

Cores em inglês

Inglês

Sim, você precisa saber as cores em inglês! Em uma prova de vestibular ou Enem, essa é uma informação básica que o teste vai exigir que você tenha e que pode aparecer em qualquer momento.

Dificilmente haverá uma questão específica sobre isso, mas o conhecimento vai ser fundamental para compreender um trecho de um texto, por exemplo, ou uma opção de resposta. Além disso, relacionando este conteúdo com o que você acabou de conferir, as cores em inglês formam diversas expressões do idioma. Então, vamos lá!

  • vermelho: red
  • azul: blue
  • verde: green
  • amarelo: yellow
  • laranja: orange
  • rosa: pink
  • branco: white
  • preto: black
  • cinza: gray
  • marrom: brown
  • roxo: purple
  • violeta: violet
  • azul-marinho: navy blue
  • dourado: gold
  • prateado: silver

E algumas expressões ou ditos comuns:

  • My face gets red every time I see him. / Meu rosto fica vermelho sempre que eu o vejo.
  • The situation is not only black and white. We have to see the shades of gray. / A situação não é só “preto no branco”. Nós precisamos ver os tons de cinza. [Indicando que algo não é tão simples quanto parece e há nuances mais profundas.]
  • I don’t know why, but I have been feeling blue this week. / Eu não sei por que, mas estou me sentido triste esta semana.

Números em inglês

A compreensão dos números em inglês é outro ponto que as provas de vestibular ou Enem vão simplesmente assumir que você já sabe e que, portanto, vai ser fundamental para o seu sucesso. Além disso, qualquer conteúdo que você consumir no idioma será recheado de menções casuais a eles. Não perca mais tempo e entenda esse assunto de uma vez por todas!

  • 1: one
  • 2: two
  • 3: three
  • 4: four
  • 5: five
  • 6: six
  • 7: seven
  • 8: eight
  • 9: nine
  • 10: ten
  • 11: eleven
  • 12: twelve
  • 13: thirteen
  • 14: fourteen
  • 15: fifteen
  • 16: sixteen
  • 17: seventeen
  • 18: eighteen
  • 19: nineteen
  • 20: twenty
  • 21: twenty-one
  • 22: twenty-two e assim por diante
  • 30: thirty
  • 40: forty
  • 50: fifty
  • 60: sixty
  • 70: seventy
  • 80: eighty
  • 90: ninety
  • 100: one hundred (ou simplesmente a hundred)
  • 101: one hundred and one
  • 110: one hundred ten
  • 125: one hundred twenty-five
  • 199: one hundred ninety-nine
  • 200: two hundred
  • 1.000: one thousand (ou apenas a thousand)
  • 2533: two thousand and five hundred thirty-three
  • 1.000.000: one million ou a million
  • 2.600.000: two million and six hundred thousand

Horas em inglês

Dizer as horas em inglês quebra a cabeça de muitas pessoas. Entretanto, agora que você já sabe os números, vai ficar bem mais fácil. Para começar, é importante entender que os nativos da língua inglesa, no dia a dia, não falam as horas em uma divisão de 24, como fazemos no Brasil, mas de 12. As primeiras doze horas do dia são a.m. e a segunda metade do dia é p.m.

Você também precisa saber como perguntar ou responder as horas em inglês. Veja:

  • What time is it? / Que horas são?
  • Do you have the time? / Você tem as horas?
  • It is… / São… (para responder)

Aí, é só usar os números cardinais que você acabou de aprender:

  • 6:00six o’clock (a expressão o’clock indica o horário “em ponto”)
  • 7:20seven twenty
  • 14:40 two forty (lembre-se de que, para os nativos, 14h são, na verdade, 2 p.m.)

O meio-dia e a meia-noite têm nomes especiais (noon e midnight, respectivamente), mas você também pode dizer twelve o’clock para ambas, já que usamos ainda 12 p.m. para o horário do almoço e 12 a.m. para a meia-noite.

E para indicar meia hora, como nós fazemos em vez de falar sempre “trinta minutos”, também há uma forma específica:

  • 6:30half past six
  • 21:30 – half past nine
  • 22:30 – ten thirty (“half past” ou “thirty” são duas formas de indicar a meia hora)

O inglês no Enem

Quem decide fazer a prova de Língua Inglesa no Enem (a outra opção é o espanhol) vai se deparar com questões que exigem muita  interpretação de texto relacionados a temas atuais como, por exemplo, questões sobre meio ambiente e direitos humanos e que podem aparecer de diversas formas, desde conteúdos jornalísticos até letras musicais.

Para que o aluno consiga interpretar corretamente os textos na prova do Enem, é preciso também estar atento as questões gramaticais. Por mais que o Enem não cobre questões de gramática, é importante estar afiado nos tempos verbais, prefixos, verbos modais, advérbios, entre outros, para conseguir maior compreensão do texto.

Outra dica muito importante é estar em contato com a Língua Inglesa através de muita leitura de textos jornalístico e conteúdos em geral para que o vocabulário se expanda. 

Portanto, para estudar, não se preocupe tanto com as habilidades de listening (escuta) e speaking (fala). Estudar esses pontos vai dar uma base mais forte para o seu vocabulário e compreensão, mas não são o foco da prova.

O Enem como um todo, mesmo nas provas de exatas, dá bastante importância para a interpretação de texto. Sendo assim, o primeiro passo para ir bem é ler cada questão com muita atenção e ter certeza de que você sabe exatamente o que ela exige. Com isso, você vai ter maiores chances de conseguir analisar as opções de resposta e chegar a uma conclusão.

As questões de língua estrangeira fazem parte do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que traz também as partes de Língua Portuguesa, Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física. O edital do Enem declara que, na prova de inglês, é exigido que o candidato seja capaz de usar o idioma como instrumento de acesso à informação e a outras culturas.

Portanto, as questões abordam temas nacionais, com os quais você está familiarizado, e que são apresentados por meio de textos extensos — o que torna a sua capacidade de interpretação ainda mais importante. Além disso, é fundamental ser capaz de diferenciar as respostas apenas gramaticalmente corretas daquelas que realmente respondem o que o enunciado pede.

 

Os caminhos para ser bom em inglês

Inglês

Se você quer aprender inglês para ir além do Enem ou até mesmo de domínio do idioma, é preciso dedicar-se às quatro habilidades da língua: ler, ouvir, falar e escrever. Para tanto, o estudo de aulas, exercícios e conteúdos sobre inglês é muito importante para fornecer a base que você, então, vai fortalecer por meio de um estudo mais informal, que vai trazer o inglês para o seu dia a dia. Saiba como!

Livros de inglês

Gramáticas e dicionários de inglês são importantes aliados na sua jornada até o domínio da língua. Mas, desde o início dos estudos, é uma excelente ideia ler livros de literatura em inglês. Existem editoras que publicam versões de livros adaptados de acordo com cada nível de inglês, já a partir do básico. A leitura vai aprimorar seu vocabulário, seus conhecimentos gramaticais e sua habilidade de escrita.

Aulas de inglês online

Sites especializados em ensino, páginas dedicadas ao inglês e canais no YouTube criados por professores fornecem conteúdo completo, diversificado e acessível para que você possa estudar. Não perca essa chance!

Aqui no Stoodi, temos aulas online para que você mergulhe de forma dinâmica e prática em assuntos complexos do inglês, como phrasal verbs, genitive cases, reported speech, conditionals, passive voice e muito mais.

Exercícios e provas de inglês

Depois dos seus estudos, é muito importante colocar seus conhecimentos em prática. Faça isso resolvendo exercícios de inglês! Entretanto, é importante que você procure em fontes confiáveis, que realmente tragam questões que vão testar cada área do conhecimento e aprimorar os seus estudos.

Resolver provas antigas do Enem ou do vestibular que você vai prestar, além de aprimorar seus estudos, ainda permite que você se familiarize com cada estilo de prova.

Agora que você já aprendeu diversas novas informações sobre o inglês, que tal fazer nossos exercícios online?

Inglês com músicas, séries e jogos

Para ganhar vocabulário e ter contato com gírias, diferentes sotaques e ritmos de fala variados, músicas e séries são uma ótima forma de aprender inglês enquanto você se diverte.

Entretanto, é importante ficar atento porque, em produções artísticas, há uma liberdade maior e, muitas vezes, as regras gramaticais não são seguidas à risca. É justamente por isso que o vocabulário é o maior aspecto no qual músicas, séries e filmes contribuem.

O mesmo vale para os jogos. Ao jogar em inglês, você tem acesso a um vocabulário cotidiano.

Viu só? Com dedicação e planejamento, o inglês não é nenhum monstro de sete cabeças. Seja para ser um profissional melhor capacitado, como hobby ou para passar no Enem, conhecer o idioma é fundamental.

Pronto para se sair bem nas provas de inglês e para aprimorar seu domínio do idioma? Então, baixe agora mesmo o app Stoodi, no qual você pode organizar os conteúdos que quer estudar e estudar de qualquer lugar!

Tudo o que você precisa saber sobre a Língua Inglesa para arrasar no Enem!

A forma com que você deve estudar inglês varia de acordo com os seus objetivos. Por isso, preparamos este conteúdo completo para quem quer dominar o idioma!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!