Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Linha do Tempo dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    Tomando por referência a linha do tempo, a ordem cronológica correta dos períodos da História é:

  2. 2

    Stoodi

    De que forma a historiografia pode nos ajudar a compreender o modo de vida dos homens da Pré-História?

  3. 3

    Stoodi

    Qual evento histórico caracterizou a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea?

  4. 4

    Stoodi

    Qual dos eventos históricos abaixo marca a transição da Pré-História para a História?

  5. 5

    Stoodi

    A Idade Moderna em seus momentos finais se caracterizou pelo surgimento de uma verdadeira revolução intelectual que exerceu grande influência na independência dos EUA, na emancipação das colônias espanholas na América e na Revolução Francesa. Identifique a alternativa que traga o nome dessa revolução intelectual e um de seus expoentes.

  6. 6

    Stoodi

    Qual das alternativas abaixo apresenta o fato histórico que marca a transição da Idade Antiga para a Idade Média?

  7. 7

    Stoodi

    Como é feita a periodização da Pré-História?

  8. 8

    Stoodi

    As civilizações da Idade Antiga podem ser classificadas como civilizações da Antiguidade Oriental e civilizações da Antiguidade Clássica. Qual destas alternativas não corresponde a Antiguidade?

  9. 9

    Stoodi

    Desde sua concepção, no século XIX, a linha do tempo tem se mostrado útil - principalmente para os estudantes do ensino fundamental e médio - na localização temporal dos eventos ao longo da história da humanidade . No entanto, algumas críticas podem ser feitas a essa forma de periodização da História. Dentre as críticas feitas pelos historiadores à linha do tempo estão:

  10. 10

    Stoodi

    Segundo a periodização tradicional da História, o período localizado entre a Antiguidade e a Idade Moderna é denominado Idade Média. Os homens do Renascimento Cultural e os iluministas rotularam este período como a 'Idade das Trevas'. Qual das alternativas traz informações que contestam este rótulo?

  11. 11

    FAAP 1996

    É costume dividir a História em Idades. A Idade Antiga: aproximadamente 3.200 a.C. com a escrita, até 476 d.C., com a queda do Império Romano do ocidente e mais: I - Idade Média: da queda do Império Romano em 476 d.C., até 1453 d.C., com a queda de Constantinopla II - Idade Moderna: da queda de Constantinopla em 1453 d.C., até 1789 d.C., ano da Revolução Francesa III - Idade Contemporânea: de 1789, com a Revolução Francesa, até os dias atuais Estão corretas as afirmações: 

  12. 12

    UFPEL 2005

    Analisando a linha do tempo, no período que vai do surgimento do homem até o desenvolvimento da agricultura, encontra-se a fase 

  13. 13

    FEPAR 2019

    O cristianismo trouxe uma concepção de devir histórico linear, uniforme, que, estendendo-se da Criação até o Juízo Final, foi adaptada em forma secular pelo moderno pensamento histórico [...] A articulação em Antiguidade – Idade Média – Idade Moderna foi enunciada pelo alemão Cristoph Cellarius (1634–1707); de início, correspondia à interpretação e valorização pelos humanistas de uma história cultural europeia ocidental. Ao final do século XIX [...] afirmou-se no mundo ocidental uma divisão baseada em grandes marcos ou eventos, que se denomina “periodização clássica”. Considere o texto, a linha do tempo e seus conhecimentos de História para avaliar as afirmativas.  (     )  A Idade Antiga, por ter maior duração, disponibiliza ao historiador maior número de fontes históricas escritas do que a Idade Moderna, que compreende pouco mais de 3 séculos.   (     )  Enquanto o ano 1 marca, na periodização clássica, o tempo decorrido depois de Cristo (d.C.), a Civilização Islâmica tem o início de seu calendário no ano 622, quando ocorreu a hégira, a retirada do profeta Maomé de Meca para Medina.    (     )  O ano de 476, data da queda do Império Romano do Ocidente, marca um período de instabilidade (com triunfo dos germânicos e conflitos entre eles) e de uma economia de base rural, com antigos escravos e colonos transformados em servos de gleba, na estrutura feudal que foi sendo definida.    (     )  A tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos ocorreu em 1453, no século XV. A data marca o fim da Idade Média, quando estava em marcha a expansão das cidades e o capitalismo comercial, ao qual se vincula o movimento das Grandes Navegações, cujo objetivo inicial era o comércio de especiarias diretamente nas fontes.    (     )  No ano de 1789 teve início a Revolução Francesa. A data marca o início da Idade Contemporânea, com a redação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que consagrava o igualitarismo no plano econômico e a defesa da república como forma de governo.       

  14. 14

    UDESC 2018

    Observe a linha do tempo abaixo:  A respeito da chamada Antiguidade Clássica, assinale a alternativa que apresenta a correta ordem dos eventos, segundo a linha do tempo apresentada. 

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos