Banco de Exercícios
Lista de exercícios
Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de EUA - Guerra de Secessão dos maiores vestibulares do Brasil.
Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!
- 1
UDESC 2013
O filme E o vento levou, de 1939, com direção de Victor Fleming, retrata um período da História dos Estados Unidos conhecido como a Guerra de Secessão (ou Guerra Civil Americana), ocorrida entre os anos de 1861 a 1865. Analise as proposições sobre este período, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Os estados que formavam os EUA estiveram envolvidos em uma sangrenta guerra (norte X sul) na qual estava em jogo, entre outros motivos, a oposição entre a utilização do trabalho livre e o trabalho escravo. ( ) Os sulistas defendiam o fim do trabalho escravo em todo o território dos EUA, e o movimento pela abolição dos escravos tornou-se maior durante a primeira metade do século XIX. ( ) O fim da escravidão nos EUA não significou igualdade de condições para as populações de ex-escravos e seus descendentes, uma vez que em muitos estados dos EUA foram criadas leis segregacionistas, como, por exemplo, a que separava negros de brancos em espaços públicos como ônibus, banheiros, bares e restaurantes. ( ) Além da divergência sobre a escravidão, outros temas que opunham os estados do Norte aos do Sul referiam-se às tarifas sobre importação, ao acesso a novas terras localizadas a oeste, a atuação do governo federal em relação ao sistema bancario e ao sistema de transportes. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- 2
UFV 2004
"Os Estados Confederados podem adquirir novo território. [...] Em todos esses territórios, a instituição da escravidão negra, tal como ora existe nos Estados Confederados, será reconhecida e protegida pelo Congresso e pelo governo territorial; e os habitantes dos va'rios Estados Confederados e Territórios terão o direito de levar para esse território quaisquer escravos legalmente possuidos por eles em quaisquer Estados ou Territórios dos Estados Confederados [...]" ('Constituição dos Estados Confederados da América', Art. IV, seção 3, 1861.) O texto acima reflete um dos pontos centrais de discórdia que geraram a Guerra Civil Americana. Esta guerra civil foi o resultado:
- 3
FGV 2005
As eleições presidenciais de 1860 nos Estados Unidos foram vencidas por Abraham Lincoln, nortista e líder do Partido Republicano. Nem todas as unidades da federação aceitaram o resultado eleitoral, e alguns estados sulistas criaram os Estados Confederados da América. Era o início da Guerra de Secessão, resultado das inúmeras divergências entre os estados do Norte e do Sul. Entre essas divergências, pode-se apontar
- 4
UEPB 2014
Na metade do século XIX, os Estados Unidos enfrentaram uma guerra civil. Tendo se tomado, no final do século XVIII, uma nação com um sistema democrático e federativo (baseado na separação dos poderes), e mesmo com o desenvolvimento econômico que experimentavam, os EUA sucumbiram à Guerra da Secessão, que matou cerca de 700 mil norte-americanos. Assinale a única alternativa INCORRETA.
- 5
UNESP 2000
"A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança própria... o povo do Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul), formando ligas por todo o pais. Os negros estavam se tornando muito insolentes e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee estava bastante alarmado." (ENTREVISTA DE NATHAN BEDFORD FORREST ao JORNAL DE CINCINNATI, Ohio, 1868.) A leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan, permite entender que esta organização tinha por objetivo
- 6
FGV 2013
Entre 1861 e 1865, os Estados Unidos foram palco da chamada Guerra de Secessão. A esse respeito é correto afirmar
- 7
UERJ 2011
A tela de John Gast simboliza a difusão de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do século XIX. Essas mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de ideias:
- 8
UFMG 1994
Todas as alternativas contêm razões económicas responsáveis pela eclosão da Guerra Civil Americana, EXCETO
- 9
ESPM 2005
Um ex-líder do grupo Ku-Klux-Klan foi preso anteontem acusado de ter matado, há quarenta anos, três jovens no estado americano do Mississipi. O crime ficou famoso graças ao filme 'Mississipi em Chamas", do diretor Alan Parker. Edgar Rey Killen, setenta e nove anos, foi apresentado ontem à Justiça e se declarou inocente. O caso foi reaberto em 1999. 'Folha de São Paulo', 08/01/2005 A Ku-Kqu-KIan surgiu ao final da Guerra de Secessão, como uma sociedade secreta. Aponte a alternativa que apresenta o tipo de atuação desenvolvida por essa sociedade secreta:
- 10
UFRGS 2013
Observe o mapa abaixo. Resultado das eleições presidenciais norte-americanas (novembro 2012) As afirmações abaixo estão relacionadas a Guerra da Secessão (1861-1865) e à situação político-eleitoral atual dos EUA. I. O sistema eleitoral norte-americano desde o final da Guerra da Secessão, passou a utilizar o voto direto nas eleições presidenciais. II. Alguns dos estados que votaram no candidato republicano fizeram parte dos Estados Confederados. III. Os estados que votaram no candidato democrata fizeram parte, na sua maioria, dos Estados da União. Quais estão corretas?
- 11
UFRGS 2016
Guerra Civil entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, ocorrida entre 1861-1865, teve por consequência profundas mudanças na economia e na sociedade do país. Assinale a alternativa que apresenta essas mudanças.
- 12
FAMERP 2019
Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros. (Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.) A Guerra Civil Americana (1861-1865)
- 13
UFMG 1994
Todas as alternativas contêm razões econômicas responsáveis pela eclosão da Guerra Civil Americana, EXCETO:
- 14
UFSJ 2005
“A Guerra Civil foi uma ‘guerra total’ porque o Norte só poderia conseguir atingir seus fins de restaurar a União se derrotasse o Sul por completo [...]. Uma guerra total é o teste entre sociedades, economias e sistemas políticos...” (Robert A. Divine e outros. América: passado e presente) A Guerra de Secessão estadunidense, ocorrida entre 1860 e 1865, se deu entre
- 15
UFRGS 2016
A Guerra Civil entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, ocorrida entre 1861-1865, teve por consequência profundas mudanças na economia e na sociedade do país. Assinale a alternativa que apresenta essas mudanças.
- 16
UEMA 2015
A Constituição dos Estados Unidos da América foi aprovada em 1787 e ratificada no ano seguinte. Contudo, nas décadas posteriores, várias emendas foram acrescentadas ao texto original, como a que segue. Emenda XIII Votada pelo Congresso em 31 de janeiro de 1865. Ratificada em 6 de dezembro de 1865. Seção 1. Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição por um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado. Fonte: Disponível em: http://constitutioncenter.org/. Acesso em: 21 jun. 2014. A aprovação dessa Emenda, no ano de 1865, deu-se em meio às tensões provocadas pelo(a)
- 17
UNIMONTES 2012
Escreva C (correto) ou I (incorreto), ao lado das afirmativas sobre a Guerra de Secessão (1861-1865). ( ) A guerra civil norte-americana envolveu duas sociedades distintas: a do sul, baseada nas manufaturas, e a do norte, baseada na economia agrária de exportação. ( ) Ao final da guerra civil norte-americana, aprovou-se, através de uma Emenda à Constituição, a abolição da escravidão em todo o território americano, em 1865. ( ) A população escrava dos estados do sul foi declarada livre, em 1863, por Lincoln, em função de uma necessidade militar. ( ) Descontentes com a eleição de Lincoln para presidente, os estados do sul, liderados pela Carolina do Sul, separaram-se dos estados do norte e autodenominaram-se Estados Confederados. A sequência CORRETA de respostas encontra-se na alternativa
- 18
UEA 2003
Assinale a afirmativa correta a respeito da Guerra de Secessão.
- 19
ENEM PPL 2009
Antes de se tornar presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln opunha-se à escravidão, mas desaprovava o direito a voto para o negro e os casamentos birraciais. Em 1861, ele assumiu a presidência. Vários estados escravistas do Sul deixaram a União e formaram a sua Confederação independente. Nos anos 1861-5, teve lugar uma Guerra Civil entre a União e a Confederação. Em 1863, por decreto e emenda constitucional, Lincoln aboliu a escravidão. Cerca de 200.000 soldados negros lutaram ao lado da União e tornaram-se eleitores. Lincoln planejava assegurar escolaridade aos ex-escravos, e também alguns direitos civis, mas foi assassinado por um racista na Sexta-Feira Santa de 1865. Ele tornou-se uma figura controversa. Para alguns, foi um mártir, sacrificado pela sua causa. Para outros, um racista, que aboliu a escravidão apenas para ganhar soldados. Segundo o texto, Lincoln tinha a intenção de apresentar uma proposta para o problema do relacionamento de ex-escravos com o resto da sociedade. Caso essa proposta tivesse entrado em vigor, sua implantação teria sido útil a outras sociedades, pois
- 20
UFMG
Leia este trecho de documento: "Odeio-a porque impede a nossa República de influenciar o mundo pelo exemplo da liberdade; oferece possibilidade aos inimigos das instituições livres de taxar-nos, com razão, de hipocrisia e faz com que os verdadeiros amigos da liberdade nos olhem com desconfiança. Mas, sobretudo, porque obriga tantos entre nós, realmente bons, a uma guerra aberta contra os princípios da liberdade civil. " Discurso de Abraham Lincoln, em 1859. Nesse trecho de discurso, Abraham Lincoln, que seria eleito Presidente dos Estados Unidos no ano seguinte, faz referência:
- 21
ENEM CANCELADO 2009
O Marquês de Pombal, ministro do rei Dom José I, considerava os jesuítas como inimigos, também porque, no Brasil, eles catequizavam os índios em aldeamentos autônomos, empregando a assim chamada língua geral. Em 1755, Dom José I aboliu a escravidão do índio no Brasil, o que modificou os aldeamentos e enfraqueceu os jesuítas. Em 1863, Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unidos, aboliu a escravidão em todas as regiões do Sul daquele país que ainda estavam militarmente rebeladas contra a União em decorrência da Guerra de Secessão. Com esse ato, ele enfraqueceu a causa do Sul, de base agrária, favorável à manutenção da escravidão. A abolição final da escravatura ocorreu em 1865, nos Estados Unidos, e em 1888 no Brasil. Nos dois casos de abolição de escravatura, observam-se motivações semelhantes, tais como
- 22
UNIMONTES 2009
Os conflitos de interesse entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos NÃO se referem ao/à
- 23
UNESP 2014
Entre as diferenças políticas que levaram o Norte e o Sul dos Estados Unidos à Guerra Civil, em 1861, podemos citar
- 24
PUC-RJ 1998
As afirmativas abaixo relacionam-se a situações e motivações que contribuíram para a eclosão da Guerra de Secessão (1861-65), nos Estados Unidos. 1. O seccionalismo, já presente desde os anos de 1820, acirrou-se após a guerra contra o México (1845), uma vez que aumentou a disputa pela incorporação dos novos territórios adquiridos, como estados escravistas ou livres. 2. Os proprietários de escravos sulistas não defendiam a escravidão enquanto relação econômica apenas; defendiam-na, sobretudo, enquanto modo de vida, pois era com as instituições da ordem social escravista que suas existências podiam ganhar sentido. 3. As ideias abolicionistas, já difundidas nos principais estados do Norte, invadiram o Sul a partir dos anos de 1830, agravando com isso a instabilidade política na região, gerando medo na população branca e aumentando a repressão aos escravos e à população de negros livres. 4. A difusão das ferrovias, integrando comercialmente o Leste ao Oeste, assegurou o rápido escoamento dos produtos manufaturados nortistas para esta última região, em detrimento dos produtos agrícolas sulistas. Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Quem é TIM estuda de graça com nosso Cronograma de Estudos!
Você que é cliente TIM já tem acesso ilimitado às videoaulas e exercícios de todas as disciplinas do Stoodi, sem consumir seu pacote de dados. Agora, que tal aproveitar acesso gratuito ao nosso Cronograma de Estudos?
Para habilitar seu benefício é preciso:
- Fazer o cadastro ou login no site Stoodi pelo celular
- Estar conectado a uma rede móvel da TIM
Vamos lá? :)