Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Eletromagnetismo - Campo Magnético dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    G1 - IFSP 2014

    As bússolas são muito utilizadas até hoje, principalmente por praticantes de esportes de aventura ou enduros a pé. Esse dispositivo funciona graças a um pequeno imã que é usado como ponteiro e esta dividido em polo norte e polo sul. Geralmente, o polo norte de uma bússola é a parte do ponteiro que é pintada de vermelho e aponta, obviamente, o Polo Norte geográfico. Na Física, a explicação para o funcionamento de uma bússola pode ser dada porque as linhas de campo magnético da Terra se orientam:

  2. 2

    UFAC 2008

    Um fio reto e extenso é percorrido por uma corrente elétrica continua de intensidade I= 3 A. A permeabilidade magnética do vácuo é μo = 4π x 10-7 T.m/A. Qual o módulo do campo magnético B produzido num ponto p à distância r = 0,25 m do fio, no vácuo?

  3. 3

    UFPB 2011

    Os eletroímãs, formados por solenoides percorridos por correntes elétricas e um núcleo de ferro, são dispositivos utilizados por guindastes eletromagnéticos, os quais servem para transportar materiais metálicos pesados. Um engenheiro, para construir um eletroímã, utiliza um bastão cilíndrico de ferro de 2,0 metros de comprimento e o enrola com um flo dando 4 x 10 6 voltas. Ao fazer passar uma corrente de 1,5 A pelo flo, um campo magnético é gerado no interior do soIenoide, e a presença do núcleo de ferro aumenta em 1.000 vezes o valor desse campo. Adotando para a constante  μ0 o valor 4π x 10 -7 T.m/A , é correto afirmar que, nessas circunstâncias, o valor da intensidade do campo magnético, no interior do cilindro de ferro, em tesla, é de:    

  4. 4

    Stoodi

    Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é μ0 = 4π · 10–7 T · m/A, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância d = 0,5 m do fio é:

  5. 5

    UNISA

    Uma bobina chata é formada de 50 espiras circulares de raio 0,1 m. Sabendo que as espiras são percorridas por uma corrente de 3 A, a intensidade do vetor campo magnético no seu centro será de: Obs: considere µ0 = 4π . 10-7 T.m/A.

  6. 6

    UNIFESP

    (Adaptado) A figura representa uma bateria, de força eletromotriz E e resistência interna r = 5,0 Ω, ligada a um solenoide de 200 espiras. Sabe-se que o amperímetro marca 200 mA e o voltímetro marca 8,0 V, ambos supostos ideais. O valor da força eletromotriz, E, e o módulo do campo magnético, B, gerado no ponto P vale respectivamente: Dados: μ0 = 4π · 10–7 T · m/A

  7. 7

    G1 - IFSP 2012

    Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto com flnalidades práticas, como em alto-falantes e microfones, ou como meramente decorativas. A flgura mostra dois imãs, A e B, em forma de barra, com seus respectivos polos magnéticos. Analise as seguintes afirmações sobre ímãs e suas propriedades magnéticas. I. Se quebrarmos os dois ímãs ao meio, obteremos quatro pedaços de material sem propriedades magnéticas, pois teremos separados os polos norte e sul um do outro. II. A e B podem tanto atrair-se como repelir-se, dependendo da posição em que os colocamos, um em relação ao outro. III. Se aproximarmos de um dos dois ímãs uma pequena esfera de ferro, ela será atraída por um dos polos desse ímã, mas será repelida pelo outro. É correto o que se aflrma em:

  8. 8

    G1 - CPS 2014

    Uma das hipóteses, ainda não comprovada, sobre os modos como se orientam os animais migratórios durante suas longas viagens é a de que esses animais se guiam pelo campo magnético terrestre. Segundo essa hipótese, para que ocorra essa orientação, esses animais devem possuir, no corpo, uma espécie de ímã que, como na bússola, indica os polos magnéticos da Terra. De acordo com a Física, se houvesse esse ímã que pudesse se movimentar como a agulha de uma bússola, orientando uma ave que migrasse para o hemisfério sul do planeta, local em que se encontra o polo norte magnético da Terra, esse ímã deveria:

  9. 9

    G1 - IFSP 2013

    Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, regisstrando-o na tabela a seguir. Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnétlco, seus alunos concluíram que:

  10. 10

    UFV-MG

    A figura seguinte representa um eletroímã e um pêndulo, cuja massa, presa à extremidade, é um pequeno ímã. Ao se fechar a chave C, é correto afirmar que:

  11. 11

    UFSC

    Dois fios retos, paralelos e longos conduzem correntes constantes, de sentidos opostos e intensidades iguais (i = 50 A), conforme a figura. Sendo d = 2 m, r = 10 m e µ0 a permeabilidade magnética do vácuo, a intensidade do campo magnético que essas correntes estabelecem em P é:

  12. 12

    ENEM 2016

    A magnetohipertermia é um procedimento terapêutico que se baseia na elevação da temperatura das células de uma região específica do corpo que estejam afetadas por um tumor. Nesse tipo de tratamento, nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células tumorais, e um campo magnético alternado externo é utilizado para promover a agitação das nanopartículas e consequente aquecimento da célula. A elevação de temperatura descrita ocorre porque

  13. 13

    UERN 2012

    As figuras representam as seções transversais de 4 fios condutores retos, percorridos por corrente elétrica nos sentidos indicados, totalizando quatro situações diferentes: I, II, III e IV. Se a corrente tem a mesma intensidade em todos os fios, então o campo magnético induzido no ponto P é nulo na(s) situação(ões):

  14. 14

    PUC-SP 2015

    Considere dois fios condutores retilíneos, extensos e paralelos, separados de 10 cm e situados no vácuo. Considere, também, que cada condutor é percorrido por correntes elétricas cujos valores são i1 = 4A e i2 = 12A, em sentidos opostos. Nessa situação, pode-se caracterizar a força magnética, para cada metro linear dos fios, como sendo: (adote: µ0 = 4π.10-7 T.m.A-1)

  15. 15

    UDESC 2014

    Assinale a alternativa incorreta a respeito de fenômenos eletromagnéticos.

  16. 16

    Espcex (Aman) 2014

    Dois fios 'A' e 'B' retos, paralelos e extensos, estão separados por uma distância de 2 m. Uma espira circular de raio iguala /4m encontra-se com seu centro 'O' a uma distância de 2 m do flo 'B', conforme desenho abaixo. A espira e os fios são copIanares e se encontram no vácuo. Os fios 'A' e 'B' e a espira são percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade i= 1 A com os sentidos representados no desenho. A intensidade do vetor indução magnética resultante originado pelas três correntes no centro 'O' da espira é: Dado: Permeabilidade magnética do vácuo:

  17. 17

    UDESC 2014

    Analise as proposições relacionadas às linhas de campo elétrico e às de campo magnético.   I. As linhas de força do campo elétrico se estendem apontando para fora de uma carga pontual positiva e para dentro de uma carga pontual negativa.   II. As linhas de campo magnético não nascem nem morrem nos ímãs, apenas atravessam-nos, ao contrário do que ocorre com os corpos condutores eletrizados que originam os campos elétricos.   III. A concentração das linhas de força do campo elétrico ou das linhas de campo magnético indica, qualitativamente, onde a intensidade do respectivo campo é maior.   Assinale a alternativa correta.

  18. 18

    ITA 2013

    Uma espira circular de raio R é percorrida por uma corrente elétrica i criando um campo magnético. Em seguida, no mesmo plano da espira, mas em lados opostos, a uma distância 2R do seu centro colocam-se dois fios condutores retiIíneos, muito longos e paralelos entre si, percorridos por correntes i1 e i2 não nulas, de sentidos opostos, como indicado na flgura. O valor de i e o seu sentido para que o módulo do campo de indução resultante no centro da espira não se altere são respectivamente :

  19. 19

    UFTM - MG

    Em um ponto horizontal, quatro agulhas magnéticas são colocadas no campo magnético de um ímã AB em forma de barra e permanecem em equilíbrio nas posições representadas na figura. Nesse experimento, pode-se considerar desprezível o campo magnético terrestre. As extremidades escuras das agulhas representam polos nortes magnéticos. Em seguida, as agulhas são afastadas e o ímã é cortado, formando duas barras, AC e DB, conforme representa a figura a seguir. Baseando-se nessas informações, pode-se afirmar corretamente que A, C, D e B são, nessa ordem, polos magnéticos

  20. 20

    UFAM - AM

    Na figura estão representados um fio muito longo, percorrido por uma corrente iπ, e uma espira circular de raio R percorrida por uma corrente i no sentido horário, ambos no mesmo plano. Sendo μ0 a permeabilidade magnética do meio, o campo magnético resultante no centro da espira é:  

  21. 21

    PUC-SP

    O Eletromagnetismo estuda os fenômenos que surgem da interação entre campo elétrico e campo magnético. Hans Christian Oersted, em 1820, realizou uma experiência fundamental para o desenvolvimento do eletromagnetismo, na qual constatou que a agulha de uma bússola era defletida sob a ação de uma corrente elétrica percorrendo um fio condutor próximo à bússola. A figura abaixo representa as secções transversais de dois fios condutores A e B, retos, extensos e paralelos. Esses condutores são percorridos por uma corrente elétrica cujo sentido está indicado na figura.   Uma pequena bússola é colocada no ponto P equidistante dos fios condutores. Desprezando os efeitos do campo magnético terrestre e considerando a indicação N para polo norte e S para polo sul, a alternativa que apresenta a melhor orientação da agulha da bússola é

  22. 22

    UEMG 2009

    Considere as seguintes situações: Situação 1: uma carga elétrica em repouso. Situação 2: um fio percorrido por corrente elétrica. Assinale, abaixo, a alternativa que completa CORRETAMENTE o seguinte enunciado: Segundo cada situação descrita, há produção de um campo magnético

  23. 23

    UEG 2004

    Em relação aos fenômenos magnéticos e às propriedades do magnetismo, é INCORRETO afirmar:

  24. 24

    UEG 2005

    A Terra comporta-se como um grande imã. Então, no espaço em torno dela, existe um campo magnético denominado campo magnético terrestre, que é o responsável pela orientação das agulhas magnéticas das bússolas. Os cientistas, há muitos anos, vêm procurando uma explicação para a existência desse campo. Presume-se, atualmente, que ele tem sua origem em correntes elétricas estabelecidas no núcleo metálico líquido presente na parte central da Terra. Com relação aos fenômenos magnéticos, é INCORRETO afirmar:

  25. 25

    UNICENTRO 2011

    Analise as seguintes afirmativas sobre fenômenos elétricos e magnéticos e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.   ( ) A corrente elétrica real nos condutores sólidos se deve ao movimento contínuo de cargas positivas. ( ) Friccionando-se dois materiais, eles adquirem cargas elétricas de sinais opostos. ( ) Seccionando-se um ímã ao meio, obtêm-se polos magnéticos separados. ( ) Cargas elétricas em movimento produzem um campo magnético e um campo elétrico.   A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

  26. 26

    Espcex (Aman) 2012

    Sob a ação exclusiva de um campo magnético uniforme de intensidade 0,4 T, um próton descreve um movimento circular uniforme de raio 10 mm em um plano perpendicular à direção deste campo. A razão entre a sua massa e a sua carga é de 10-8 kg/C. A velocidade com que o próton descreve este movimento é de:

  27. 27

    UEG 2003

    O iugoslavo Nikola Tesla (1845-1943) construiu, em 1883, o primeiro motor elétrico, trabalhando na Companhia Edison, em Paris. Ao mudar para os Estados Unidos, patenteou suas invenções, entre elas, o dínamo de corrente alternada, o transformador e motores, fundando assim seu próprio laboratório, onde desenvolveu várias outras invenções, entre elas a bobina de Tesla, um barco guiado por controle remoto e outros dispositivos controlados a distância, sendo, portanto um dois principais responsáveis pelo desenvolvimento do magnetismo. Em relação ao eletromagnetismo, marque a alternativa INCORRETA:

  28. 28

    PUC-MG 2012

    A força de Lorentz refere-se à força que o campo magnético faz sobre cargas elétricas em movimento. No equador,  o campo magnético da Terra é praticamente horizontal (paralelo à superfície) e vale aproximadamente 1,0 x 10-4 T e aponta para o Norte. Considere uma linha de transmissão de energia elétrica nas proximidades do equador com 1000 m de comprimento, percorrida por uma corrente contínua de 500A, orientada de Oeste para Leste.  Sobre a força exercida pelo campo magnético terrestre sobre esse trecho da linha de transmissão, é CORRETO afirmar:  

  29. 29

    ENEM 2011

    O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto: Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante. Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon

  30. 30

    UEMG 2005

    Uma pessoa, ao usar uma bússola, verificou a posição do pólo norte geográfico da Terra. Nessa situação, o pólo norte da bússola estaria apontado para

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos