Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Introdução ao Estudo da Célula dos maiores vestibulares do Brasil.

UFSCAR 2002

A 'Escherichia coli' é um organismo procarionte. Isto significa que esta bactéria

IMED 2015

Qual das alternativas abaixo apresenta um organismo que possui célula procariótica?

IFSUL 2015

Tanto o ser humano quanto uma árvore possuem células. Estas células (animais e vegetais) são um pouco diferentes umas das outras. Entre os seres vivos ditos eucarióticos e os seres vivos ditos procarióticos podemos observar uma importante diferenciação a nível celular. A diferenciação a que se refere o enunciado acima, nas células eucarióticas, ocorre pela presença de

PUCRJ 2014

Protistas e bactérias são seres vivos que podem ser classificados em diferentes domínios, pois:

UFPA 2011

"Todos os organismos são compostos de células. Todas as células são originadas a partir de células preexistentes". Essas duas afirmativas constituem a Teoria Celular. Com base nessa teoria, constatou-se, com auxílio de microscópios, a existência de dois tipos de células que constituem os seres vivos: as células eucariotas e as procariotas. Das estruturas ou organelas apresentadas abaixo, identifique aquelas que são encontradas somente em células eucariotas.

FUVEST 2001

Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo e de compartimentos membranosos. Com base nessas observações, ele concluiu que a célula pertence a

UNISC 2015

Qual a organela abaixo que não pertence à célula animal?

PUC-RS 2003

Responder à questão relacionando as estruturas presentes na coluna I com as informações presentes na coluna II. Coluna I (     ) mitocôndrios (     ) centríolos (     ) DNA (     ) ribossomos (     ) proteínas (     ) peroxissomos (     ) RNA Coluna II 1 - presente apenas nas células eucariotas 2 - presente apenas nas células procariotas 3 - presente tanto em células eucariotas como em procariotas A ordem correta dos parênteses da coluna I, de cima para baixo, é

ACAFE 2015

As células dos seres vivos podem ser procarióticas ou eucarióticas. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular. O esquema a seguir representa os dois tipos celulares mencionados. Após observar o esquema, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. (  ) A diferença mais marcante entre células procarióticas e eucarióticas é o fato das procarióticas não possuírem núcleo celular e seu material genético estar disperso no citoplasma. Desse fato deriva o nome dessas células, que em grego significa "antes do núcleo" (pro = antes, primeiro, primitivo; e karyon = núcleo). (  ) A célula representada em A é eucariótica, caracterizada por apresentar membrana nuclear, individualizando o núcleo e vários tipos de organelas. Entre as organelas celulares presentes nessas células estão as mitocôndrias, responsáveis pela liberação de ATP através do processo de digestão celular. (  ) A célula representada em B é procariótica. Podemos citar como exemplos de seres que são formados por células procarióticas as bactérias e cianobactérias, sendo as últimas capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio. (  ) Na célula A pode-se observar as microvilosidades. Essas estruturas são especializações da membrana plasmática, que possuem por função aumentar a superfície de absorção, sendo encontradas, por exemplo, nas células intestinais. (  ) Na célula B podemos observar a presença de plasmídeos, que são moléculas de DNA extra cromossomais. Essas moléculas, através da engenharia genética, podem ser utilizadas na produção de hormônios do crescimento, de insulina e na obtenção de vários produtos como, por exemplo, plantas transgênicas mais resistentes a doenças, pragas, e estresses ambientais. A sequência correta, de cima para baixo, é:

FATEC 2013

A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,

UNESP 2014

A figura apresenta os esquemas de duas células. Porém, o ilustrador cometeu um engano ao identificar as estruturas celulares. É correto afirmar que

UEMA 2014

A construção do microscópio composto ou binocular por Robert Hooke, em 1663. permitiu a visualização de estruturas até então desconhecidas pelos cientistas, a partir da utilização de lentes de grande aumento. Com o advento da microscopia, os pesquisadores, após vários estudos em muitos tipos de plantas e animais, lançaram a ideia de que todos os seres vivos são formados por pequenas unidades chamadas células. Essa constatação foi possível graças à possibilidade gerada pela combinação de duas partes (A e C) do microscópio ótico. O sistema de lentes A e C, responsável pelo aumento final de uma célula, é chamado, respectivamente, de

G1 - CFTCE 2007

Sobre a Citologia, é INCORRETO afirmar que:

UNICAMP 2014

Considere os seguintes componentes celulares: I. parede celular II. membrana nuclear III. membrana plasmática IV. DNA É correto afirmar que as células de

OBB 2017

Assinale a alternativa que indica corretamente as estruturas presentes tanto em células procariontes quanto eucariontes:

UNITINS 2018

Para serem observadas ao microscópio, as células podem estar vivas ou não. As mais detalhadas análises são feitas com material corado, a partir de técnicas que geralmente são tóxicas para as células. A fim de preservar o máximo possível de suas características, as células são preparadas em um processo que ocorre basicamente em duas etapas:

UNIFESP 2002

Considerando a célula do intestino de uma vaca, a célula do parênquima foliar de uma árvore e uma bactéria, podemos afirmar que todas possuem

As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células. Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

FAMERP 2018

Analise a figura, que ilustra, de maneira esquemática, a disposição das moléculas de fosfolipídios presentes em alguns componentes celulares. Em células eucarióticas, tal disposição de fosfolipídios é encontrada

UFU 2000

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I- A epiderme humana tem vários estratos ou camadas. No limite com a derme fica o estrato germinativo, cujas células estão em contínuas mitoses. II- Entre as células do estrato basal ou germinativo da epiderme humana, se infiltram células especiais, muito ramificadas, os melanócitos, produtores de melanina, o pigmento que dá cor à pele. III- Na hipoderme humana, a região mais profunda da derme, fica o tecido adiposo subcutâneo, uma camada de gordura cuja espessura depende da parte do corpo e do estado de nutrição da pessoa. IV- A camada superficial da epiderme humana é cornificada. Abaixo do estrato germinativo as células parenquimáticas estão em contínuas meioses.

UFLA 2013

Considerando-se a organização do núcleo, os organismos podem ser divididos em procariontes e eucariontes. Marque a alternativa que apresenta dois exemplos de procariontes e dois exemplos de eucariontes, respectivamente.

ENEM - 3 APLICACAO 2016

Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas. Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?

UEG 2006

Ao compararmos bactérias, fungos e plantas, é CORRETO considerar como sendo uma característica em comum nesses seres a presença de

UEPG 2013

Considerando-se a organização das células, assinale a alternativa correta.

UFSCAR 2004

Toda célula viva possui

UECE 2017

As células procariontes são reconhecidas como aquelas que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Sobre os procariontes, é possível afirmar que contêm apenas

UFPE 2007

Em protozoários, fungos, algas, animais, plantas, bactérias e cianobactérias são encontrados.

UENP 2015

Nos trabalhos iniciais de classificação dos seres vivos reconheciam-se três reinos: animal, vegetal e mineral. Do século XX em diante, com auxílio da microscopia eletrônica e técnicas bioquímicas, os grupos reconhecidos como constituintes de diferentes reinos aumentaram. Utilizando as evidências moleculares, o sistema de classificação atual passa a reconhecer três Domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Os domínios passam a ser o mais alto nível de categorias taxonômicas em que os organismos procariotos pertencem aos domínios Bacteria e Archaea e os eucariotos ao domínio Eukarya. Sendo assim, os reinos atuais MONERA, PROTISTA, FUNGI, PLANTAE E ANIMALIA são distribuídos dentro desses três domínios por suas características morfológicas e bioquímicas. Indique a alternativa que apresenta as características CORRETAS de cada reino:

UEL 2005

Teorias a respeito da evolução celular indicam que as primeiras células surgiram em um ambiente inóspito, pobre em oxigênio, conhecido como sopa pré-biótica, onde ocorria síntese espontânea de biomoléculas complexas. Considerando a baixa complexidade das primeiras células, é correto afirmar que elas caracterizavam-se como:

OBB 2016

Nos eucariotos, a transcrição é bastante complexa, uma vez que um grande número de proteínas precisa se ligar à várias regiões regulatórias do DNA para dar início ao processo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a vantagem que justifica que esse complexo processo de transcrição seja bem conservado evolutivamente entre os procariotos.