Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Visão Geral e Código Genético dos maiores vestibulares do Brasil.

UFSM 2010

Milhares de anos após o último mamute lanoso caminhar sobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material genético. Sobre o DNA, é possível afirmar I - Na molécula do DNA, são encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina. II - A ligação entre as bases complementares da dupla fita do DNA é feita através de pontes de hidrogênio. III - Se, no filamento de DNA. houver a sequência TTTCCATGT, haverá, no seu filamento complementar, a sequência AAAGGUACA. Está(ão) correta(s)

PUC-RS 2005

A sequência de nucleotídeos ATGCACCT forma um segmento de DNA dupla hélice ao se ligar à fita complementar

Sobre os ácidos nucleicos (DNA e RNA) é correto afirmar que

UFRGS 2013

Sabe-se que a replicação do DNA é semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicação, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. (  ) O DNA original atua como molde, e cada novo DNA possui uma fita antiga e outra nova. (  ) Os quatro ribonucleosídeos trifosfatados, dATP, dGTP, dCTP e dUTP, devem estar presentes. (  ) O DNA deve ser desnaturado (desenrolado) para tornar-se acessível ao pareamento das novas bases. (  ) A enzima DNA polimerase adiciona nucleotídeos novos de acordo com o molde de DNA. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

UERN 2012

Em 1978, o geneticista Walter Gilbert propôs os termos exon para designar as regiões de um gene que codifica uma sequência de aminoácidos, e intron para designar as regiões de um gene não traduzidas, localizadas entre os exons. A Ciência estima que seja de 30 mil o número de genes da espécie humana, no entanto, o número de proteínas diferentes esteja estimado entre 100 mil a 120 mil. Isso ocorre devido ao(à)

UFG 2013

Os nucleotídeos são constituídos por uma molécula de desoxirribose (D), uma molécula de ácido fosfórico (P) e uma base nitrogenada (adenina, guanina, timina ou citosina). A ligação entre os nucleotídeos ocorre pela interação entre as bases nitrogenadas específicas, resultando em uma molécula ordenada e bem definida, o DNA. De acordo com essas informações, a estrutura plana que representa um fragmento de DNA e o tipo de ligação química responsável pela interação entre as bases nitrogenadas são, respectivamente,

UCS 2015

O invento do microscópio possibilitou o grande avanço da ciência, principalmente a citogenética. Segundo a charge abaixo, pode-se inferir, através de análises citogenéticas, a procedência das células. Assinale a alternativa que está de acordo com a análise feita pelo cientista na charge acima.

ULBRA 2012

Com relação ao DNA e ao RNA, é correto afirmar o seguinte:

UEPB 2012

O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos. Assinale a alternativa correta.

UECE 2014

No mecanismo da transcrição, uma das fitas do DNA (a fita molde) é transcrita em RNA mensageiro pela ação de

UFSJ 2012

Em um experimento laboratorial, fez-se a análise da composição de nucleotídeos do ácido nucleico que constitui o material genético de quatro organismos hipotéticos. Os resultados da análise estão descritos na tabela abaixo. Com base nesses resultados, é CORRETO afirmar que

UECE 2014

Uma mutação severa foi identificada numa família humana. As sequências de bases nitrogenadas sem a mutação (normal) e com a mutação (sublinhada e marcada com uma seta) estão representadas no quadro abaixo. Em ambas as sequências, estão em destaque o sítio de início da tradução e a base alterada. Tomando por base o quadro acima, que apresenta uma sequência sem mutação (normal) e uma sequência mutante de uma doença humana severa, assinale a opção que corresponde ao ácido nucleico representado e ao número de aminoácidos codificados pela sequência de bases entre o sítio de início da tradução e a mutação.

UPE 2013

Nos ácidos nucleicos, encontram-se bases nitrogenadas formando pares de relativas especificidades. Ao se analisar o DNA de uma determinada bactéria, encontram-se 38% de bases Citosina (C). Que percentuais de bases Adenina (A), Guanina (G) e Timina (T) são esperados, respectivamente?

UPE 2014

Há 60 anos, Watson e Crick publicaram um artigo sobre a estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA). Leia, a seguir, trechos traduzidos e adaptados da publicação original. (Fonte: Watson, J. D. e Crick, FHC - 1953. Molecular Structure of Nucleia Acid. Nature v. 171, n. 4356, p.737-738). Uma estrutura para o ácido nucleico foi proposta anteriormente por Pauling e Corey (1953), na qual o modelo consiste de três cadeias entrelaçadas com os fosfatos próximos do eixo do filamento e as bases localizadas na parte externa....Fraser também apresenta um modelo de estrutura com três cadeias. Nesse modelo, os fosfatos estão na parte externa, e as bases, na interna, unidas por ligações de hidrogênio (...) Propomos uma estrutura radicalmente diferente para o sal de ácido desoxirribonucleico. Essa estrutura tem duas cadeias helicoidais, cada uma delas enrolada em torno do mesmo eixo (...) Foi observado experimentalmente, por Chargaff e Wyatt (1952), que a razão entre as quantidades de adenina e timina e a razão entre guanina e citosina são sempre muito próximas da unidade para o DNA (...) Os dados de raios-X sobre o DNA, publicados por Atsbury (1974), Wilkins e Randal (1953), são insuficientes, mas compatíveis com os dados experimentais de helicoidização da molécula (...) Não escapou à nossa observação que o emparelhamento específico que postulamos sugere imediatamente um possível mecanismo de cópia para o material genético. (...) Sobre a estrutura do DNA e com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.

PUC-SP 1995

Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmação: "A produção de ribossomos depende, indiretamente, da atividade dos cromossomos". Em seguida pediu a seus alunos que analisassem a afirmação e a explicassem. Foram obtidas cinco explicações diferentes, que se encontram a seguir citadas. Assinale a única afirmação correta:

UFSM 2005

Analise as afirmativas: I. As proteínas e os ácidos nucleicos são formados por aminoácidos. II. DNA e RNA são os ácidos nucleicos encontrados tanto em células eucariontes como procariontes. III. A informação contida no DNA pode ser copiada em uma fita de RNA, através do processo denominado transcrição. IV. A informação presente no RNA pode ser transformada em uma sequência de aminoácidos, através do processo denominado tradução. Está(ão) correta(s)

Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A+G) e o total de pirimidinas (C+T) eram iguais.   Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.   Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?

UDESC 2015

A figura representa, esquematicamente, um nucleotídeo. Esta molécula é de extrema importância para todos os seres vivos em razão dos diferentes papéis que desempenha no interior das células. Um dos papéis está relacionado à sua capacidade de formar diferentes polímeros no interior das células. Analise as proposições em relação ao nucleotídeo. I. Esta estrutura molecular é encontrada nas células de todos os seres vivos. II. Existem cinco tipos de bases nitrogenadas que podem se ligar ao açúcar. III. O açúcar, que se une ao fosfato e à base nitrogenada, tem em sua estrutura 5 carbonos. IV. Os nucleotídeos são as unidades que formam os ácidos nucleicos. V. Nucleotídeos se ligam por meio de suas bases nitrogenadas, e também estabelecem ligações entre o açúcar de um e com o fosfato do outro. Assinale a alternativa correta.

CEFET-MG 2014

Analise o seguinte gráfico. A presença de genomas maiores,mas relativamente com menos genes funcionais, representa uma vantagem adaptativa pelo fato de reduzir a

UERJ 2014

As características abaixo são referentes aos processos de replicação, transcrição e tradução, que ocorrem em seres vivos. I. A síntese de proteínas tem início antes mesmo do término da transcrição. II. A grande maioria dos genes contém íntrons, retirados antes da tradução. III. A síntese de proteínas sempre ocorre em ribossomos livres no citoplasma. IV. O processo de replicação possui uma única origem. As características I, II, III e IV estão associadas, respectivamente, aos organismos indicados em:

UEPA 2014

Informações sobre nossos ancestrais podem ser desvendadas pela análise do DNA. Esta ferramenta permite distinguir entre os brasileiros, as contribuições genômicas relativas às três raízes ancestrais: europeia, africana e ameríndia. Adaptado de http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/derivagenetica/genealogia-linhagens-ancestrais-e-dna Sobre a molécula orgânica referida no texto, afirma-se que: I. É formada por duas cadeias ou fitas de nucleotídeos, uma em torno da outra, formando uma dupla hélice. II. Ao longo da vida pode ser exposta a diversos fatores externos que podem danificar sua molécula e modificar sua mensagem genética inicial. III. Em interação com o RNA, ribossomos e outros elementos celulares, promove a síntese de proteínas. IV. Nos eucariotos é encontrada no núcleo formando os cromossomos. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

PUC-RS 2013

Se compararmos as sequências de DNA de duas pessoas, veremos que são idênticas

UCS 2012

O DNA desempenha suas funções por meio do RNA mensageiro (RNAm). A maioria das moléculas de RNA, por sua vez, orienta a produção de proteínas. Considere as seguintes afirmações em relação aos processos de expressão gênica. I. Nos procariotos, a transcrição gênica dá origem a um pré-RNAm, que posteriormente passa pelo processo de splicing para gerar o RNAm. II. Nos eucariotos e procariotos, uma molécula de RNAm passa pela tradução, para dar origem a um peptídeo. III. Nos eucariotos, o ribossomo pode acoplar-se ao retículo endoplasmático, durante o processo de tradução. Das afirmações acima,

MACKENZIE 2014

Assinale a alternativa correta a respeito do esquema.

PUC-RJ 2007

Diversas doenças estão relacionadas a mutações no material genético. Porém, mutações pontuais, com a alteração de apenas uma base nitrogenada, muitas vezes não resultam em substituição efetiva do aminoácido correspondente ao códon mutado na proteína produzida. Isto se dá devido ao fato de:

FUVEST 2016

No esquema abaixo, está representada uma via metabólica; o produto de cada reação química, catalisada por uma enzima específica, é o substrato para a reação seguinte. Num indivíduo que possua alelos mutantes que levem à perda de função do gene

PUC-RJ 2013

As tetraciclinas constituem uma classe de antibióticos produzidos por bactérias do gênero Streptomyces. Elas atuam impedindo que o RNA transportador se fixe ao ribossomo nas células bacterianas. Em qual processo biológico este antibiótico atua?

UNIOESTE 2012

Em uma das fitas de DNA de uma espécie de vírus encontram-se 90 Adeninas e 130 Citosinas. Sabendo-se ainda que nesta fita ocorre um total de 200 bases púricas e 200 bases pirimídicas, assinale a alternativa correta.

PUC-RJ 2014