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  1. 1

    ENEM 2002

    Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia: "Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B".             (Adaptado do Jornal do Brasil, 02/10/2001.) Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que I - O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que estes remédios sempre funcionam. II - Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada. III - Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis. Está correto o que se afirma em

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    Stoodi

    O uso do preservativo masculino ("camisinha") tem sido amplamente divulgado e estimulado nos dias de hoje. Assinale a alternativa que corresponde a soma dos itens corretos a respeito do preservativo masculino: 01 - Evita a formação de espermatozoides. 02 - Controla a natalidade. 04 - Método cirurgico. 08 - Previne a AIDS. 16 - Controla a ovulação.

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    UEPA 2014

    A caxumba é uma doença viral que acomete as glândulas salivares parótidas, mas, em alguns homens, a infecção alcança os testículos e epidídimo, promovendo distúrbios na função destas estruturas, podendo resultar na esterilidade. Os elementos em destaque no enunciado são responsáveis, respectivamente, pelas seguintes funções:

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    G1 - CPS 2005

    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: SAUDADE PARA QUE? (Serginho Groisman) Existem jovens que sentem nostalgia por não terem sido jovens em gerações passadas. Saudade do enfrentamento com os militares dos anos 70, da organização estudantil nas ruas, do sonho socialista-comunista-anarquista-marxista-leninista. Ter saudade da ditadura é ter saudade de conhecer a tortura, o medo, a falta de liberdade e a morte. Ser jovem naquela época era coexistir com a morte, ver os amigos serem tirados das salas de aula para o pau-de-arara, para o choque elétrico, para as humilhações. Da mesma forma, quem sente nostalgia dos anos 80 se esquece do dogmatismo limitante das tribos daqueles tempos, fossem punks, góticos ou metaleiros. Hoje, é a vez dos mauricinhos-patricinhas-cybermanos-junkies, das raves, do crack, da segurança dos shoppings e do Beira-Mar. Um cenário que pode parecer aborrecido ou irritante para muita gente que tem uma visão romântica de outras décadas. Mas nada melhor que a liberdade que temos hoje para saber qual é a real de uma juventude e de uma sociedade. Hoje, a juventude é mais tolerante com as diferenças. Hoje, existem ferramentas melhores para a pesquisa e a diversão. Hoje, a participação em ONGs é grande e isso mostra um país que trabalha, apesar do Estado burocrático. O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento e até o sexo está mais seguro. Não temos hinos mobilizadores, mas nem precisamos deles. O jovem de hoje não precisa mais lutar pelo fim da tortura ou por eleições diretas, pois outras gerações já fizeram isso. Se o país necessitar, é verdade, lá estarão eles de cara limpa, pintada, o que for. Mas é bobagem achar, como pensam os nostálgicos, que tudo já foi feito. Há muito por realizar pelo país. Seria bom, por exemplo, se a juventude participasse de forma mais efetiva na luta pela educação e pela leitura. Sim, porque lemos pouco, muito pouco. Ler mais vai fazer a diferença. Transformar a chatice da obrigação de ler Machado de Assis no prazer absoluto de ler Machado de Assis. Repensar a escola também é fundamental. Dar ao aluno mais responsabilidade pelo próprio destino e a chance de se auto­avaliar e avaliar seus professores. Reformular o sistema de avaliação e transformar a escola numa atividade de prazer: trazer para dentro dos colégios os temas da atualidade, além de transformar numa atividade doce o trinômio física- química-­ biologia. Vivemos num país que mistura desdentados com marombados, famintos com bad- boys, motins em prisões com raves na Amazônia, malabares nos cruzamentos com gatinhas tatuadas, crianças com 15 anos na Febem e outras com 15 na Disney. É Macunaíma dando passagem aos tropicalistas, numa maçaroca que é o samba-enredo chamado Brasil. É um país com muitas diferenças - e acabar com elas é papel dos jovens. A juventude deve, acima de tudo, saber desconfiar das verdades absolutas. Desconfiar sempre é ser curioso, pesqui­sador, renovador, transgressor. Seja intransigente na transgressão. Sempre diga não ao não - e desafine o coro dos contentes. Fonte: Adaptado de Veja Edição Especial Jovens/Junho de 2004, p. 82 Segundo Serginho Groissman 'O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento, e até o sexo está mais seguro'. E é verdade. Nos últimos dez anos, chegaram ao mercado novos tipos de preservativos e as inovações mais recentes incluem novos materiais, tamanhos, formatos, cores, texturas, odores e sabores, além de novos tipos de lubrificantes.   Fonte: Adaptado de Veja Edição Especial Jovens, junho de 2004, p. 47. A gravidez, em mulheres adultas, provoca mudanças significativas tanto emocionais como físicas. Na adolescência, principalmente quando a gravidez não foi planejada, além dessas mudanças, surgem uma série de problemas. Procure identifica-los nas frases a seguir. I. Na família da adolescente podem surgir tensões devido à situação inesperada. II. O organismo da adolescente, além do esforço de adaptação interna, defronta-se com uma série de problemas de natureza psicológica e social que podem incluir insegurança emocional e falta de apoio. III. Para o organismo ocorre a sobrecarga de duas transformações que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente. A alternativa que contém todas as afirmações válidas é:

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    CEFET-MG 2014

    Analise a sequência de maturação celular representada a seguir: O órgão no qual esse processo ocorre é a (o)

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    ENEM PPL 2013

    Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas em que ocorrem etapas do processo de respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são transformadas e, juntamente com o O2, são produzidos CO2 e H2O, liberando energia, que é armazenada na célula na forma de ATP. Na espécie humana, o gameta masculino (espermatozoide) apresenta, em sua peça intermediária, um conjunto de mitocóndrias, cuja função:

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    CESGRANRIO 1994

    A esterilização masculina chamada vasectomia é um método contraceptivo que só deve ser utilizado por homens que não desejam mais ter filhos, pois sua reversão é muito difícil. O processo da vasectomia consiste em:

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    PUCSP 2011

    “Para clonar animais, separa-se, artificialmente, as células de um embrião no começo do desenvolvimento. Nessa etapa, cada célula é capaz de se tornar um embrião caso seja separada das outras. (...) Uma técnica diferente foi criada por cientistas escoceses, que clonaram, em 1996, uma ovelha. Para fazer o clone, eles usaram três ovelhas. Vamos chamá-las de 1, 2 e 3. Primeiro, pegaram um óvulo da ovelha 1 e retiraram o núcleo, onde estão os genes. Depois, conseguiram uma célula da mama da ovelha 2. Tiraram seu núcleo e o inseriram dentro do óvulo sem núcleo da ovelha 1. O óvulo da ovelha 1 com o núcleo da célula da mama da ovelha 2 foi posto no útero da ovelha 3, desenvolveu-se e gerou uma ovelha com genes iguais aos da ovelha 2: o clone, que recebeu o nome de Dolly”. Fonte (texto adaptado e imagem): http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/ revista-chc-2002/122/copia-fiel/clones-de-laboratorio A imagem e o texto acima fornecem um exemplo de formação de clones de animais em laboratório. Entretanto, é possível a formação de clones humanos naturalmente, durante o processo reprodutivo, através da:

  9. 9

    G1 1996

    Observe a legenda: 1. trompa de falópio 2. testículo 3. duto ejaculador 4. vagina 5. canal deferente 6. epidídimo 7. uretra 8. útero Para que a fecundação ocorra, o espermatozoide deverá percorrer

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    UEPA 2014

    O aparecimento de características sexuais secundárias no menino, a partir da puberdade, resulta da ação da testosterona sobre o organismo em desenvolvimento. No sistema reprodutor, a estrutura que abriga as células responsáveis pela síntese do referido hormônio é denominada:

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    G1 - CPS 2005

    Leia o trecho sobre HIV/AIDS a seguir, extraído de um artigo que discute a trajetória da epidemia. Nele as autoras apresentam alguns relatos de jovens de escolas noturnas de São Paulo, ao mesmo tempo em que tecem seus comentários. "A camisinha é considerada eficaz para a AIDS, porém pouco prazerosa e frágil: 'é muito flninha, rasga com facilidade, parece uma bexiga'. Na verdade eles continuam sem saber como usá-Ia e isso tem sido descrito como o motivo maior de 'falha da camisinha'. A maioria dos programas não chega nos detalhes para ajudá-los a utilizar o preservativo adequadamente, param no 'use camisinha', ou esquecem de ressaltar que se trata de um processo de aprendizagem e de adaptação". (PAIVA, Vera, BESSA, C. Peres. 'Jovens e Adolescentes em tempos de AIDS'. In Psicologia USP, vol. 13, n0. 1, São Paulo, 2000) Com o objetivo de organizar programas de prevenção do HIV/AIDS, levando em consideração a aprendizagem e a adaptação dos jovens, foram feitas as seguintes propostas: I. Discutir as escolhas contraceptivas com os jovens, seus planos sobre gravidez, vida familiar e oportunidades profissionais. II. Não levar em consideração as diferenças de cultura, de raça, de pensamento, de opção sexual e de opinião do público-alvo. III. Procurar conhecer os interesses, fé pessoal, problemas e necessidades do público-alvo. IV. Estimular a inclusão dos pais, professores e comunidade organizada nos projetos de prevenção. Assinale a alternativa que contém todas as medidas que procuram integrar a ideia de cidadania e direitos, aos temas da sexualidade.

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    UFPA 2008

    Observe o gráfico a seguir. Esse gráfico representa as variações das taxas dos hormônios hipoflsários (FSH e LH) e hormônios sexuais (estrógeno e progesterona) presentes no sangue durante o ciclo menstrual. A respeito do gráfico, considere as seguintes afirmações: I. A ação do hormônio FSH e o pico de LH estimulam a ovulação, promovendo a liberação do óvulo. II. As curvas dos hormônios podem comprovar que houve fecundação. III. A queda das taxas hormonais no fim do ciclo indica que ocorrerá menstruação A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):

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    UERJ 2013

    A pílula anticoncepcional contém os hormônios estrogênio e progesterona, que agem sobre a hipófise alterando os níveis de liberação dos seguintes hormônios: folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH). No gráfico abaixo, são mostradas as variações das concentrações de FSH e de LH durante um ciclo menstrual de 28 dias de uma mulher que não usa anticoncepcionais. Considere agora uma mulher que utilize esse método anticoncepcional na prescrição usual: uma pílula por dia ao longo de 28 dias. Os valores sanguíneos dos hormônios FSH e LH, durante o ciclo menstrual dessa mulher, estão apresentados em:  

  14. 14

    UEPB 2013

    Observe o desenho abaixo, que representa um espermatozoide humano. Em seguida, analise as proposições e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas. ( ) A estrutura 1 é o acrossomo, estrutura formada pela fusão de vesículas do complexo golgiense e que contém enzimas que irão digerir os envoltórios do ovócito na fecundação. ( ) A estrutura 2 é a peça intermediária e apresenta muitas mitocôndrias, responsáveis pela liberação da energia necessária a movimentação do espermatozoide. ( ) A estrutura 3 é a cauda, originada a partir do centríolo. ( ) A estrutura 4 é o núcleo, que traz em seu interior os cromossomos pareados. ( ) 5 representa a cabeça do espermatozoide, onde encontramos o capuz acrossômico e o núcleo. A alternativa que apresenta a sequência correta é:

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    UFF 2012

    Os hormônios atuam em rede na integração de diferentes órgãos e sistemas fisiológicos de um indivíduo. O estrogênio, por exemplo, além de determinar as características sexuais também induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o ímpeto sexual. Esse hormônio é produzido principalmente pelo (a)

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    UFF 2010

    As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) se tornaram um problema de Saúde Pública na faixa etária de 12 a 16 anos, dada a ilusão dos jovens em considerar que outras formas de sexo (oral, anal, coito interrompido) não apresentam riscos e que metodologias exclusivamente contraceptivas (tabelinha, pílula anticoncepcional) são suficientes para protegê-los. Três adolescentes que se consideravam contaminados por alguma DST resolveram se automedicar, usando um antifúngico (adolescentes A e B) ou um antibiótico (adolescente C). A tabela a seguir mostra a análise dos três adolescentes para identificação das respectivas DSTs. De acordo com a tabela acima, pode-se afirmar que:

  17. 17

    FGV 2014

    A figura ilustra o momento do início da fusão de dois núcleos de células reprodutivas humanas sem anomalias. O número de moléculas de DNA, presentes em cada núcleo, é

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    UEPB 2012

    A principal atração dos festejos juninos em Campina Grande é o tradicional forró. Este ritmo encanta os brasileiros desde o início do século XX. A dança é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade. Nesse ritmo de romantismo e sensualidade muitos casais são formados durante o São João, o que preocupa a organização do evento e os órgãos de saúde pública em relação à transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Com o objetivo de alertar os forrozeiros de Campina Grande e de outras cidades sobre a importância do uso do preservativo como única forma de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre elas, a AIDS, foi lançada a campanha “Quem tem atitude usa camisinha”, que distribuiu mais de 100 mil preservativos durante o período da festa, e intensificou ações educativas e preventivas para orientar e informar a população quanto à prática do sexo seguro. Sobre as DSTs assinale a alternativa CORRETA.

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    UNESP 2017

    As chamadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também são transmitidas por outras vias, além da relação sexual. O quadro apresenta algumas DSTs. DST Agente infeccioso Sintomas Sífilis bactéria Treponema pallidum Lesões nos órgãos genitais, na pele e nas mucosas. Pode afetar o sistema nervoso. Cancro mole (cancro venéreo simples, cavalo) bactéria Haemophilus ducreyi Lesões nos órgãos genitais, mais frequentemente no homem. Aids vírus da imunodeficiência humana – HIV Ataque às células do sistema imunitário ocasionando imunodeficiência e infecções oportunistas. Gonorreia (blenorragia) bactéria Neisseria gonorrhoeae Ardor ao urinar e secreção uretral de cor amarelada. Nos bebês, pode levar à cegueira. Condiloma acuminado (crista de galo, HPV) papiloma vírus humano – HPV Lesões em forma de crista nos órgãos genitais. Pode levar ao câncer nos órgãos genitais e no ânus. Suponha que Júlio adquiriu uma DST através de transfusão sanguínea, que Paulo adquiriu uma DST ainda no ventre materno e que Adriano teve uma DST que só se adquire por relação sexual. As DSTs de Júlio, Paulo e Adriano podem ser, respectivamente,  

  20. 20

    UERJ 2012

    Durante o ciclo menstrual, as concentrações sanguíneas de hormônios hipofisários e ovarianos sofrem notáveis variações. Os gráficos abaixo ilustram essas variações, ocorridas durante um ciclo de 28 dias. O gráfico que representa o hormônio progesterona, em um ciclo menstrual normal, está indicado pela seguinte letra:

  21. 21

    UFMG 1995

    A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema. Em relação a esses métodos, é CORRETO afirmar-se que:  

  22. 22

    UNESP 2004

    Considere a tabela seguinte, que contém diversas formas de contraceptivos humanos e três modos de ação. A relação entre tipos de contraceptivos e os três modos de ação está correta em:

  23. 23

    Stoodi

    O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causada pelo Herpes simplex, um tipo:

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    UPF 2016

    Analise a figura abaixo, que representa um espermatozoide humano, e assinale a alternativa correta. (disponível em www.brasilescola.com.Adaptado.Acesso em 27 out. 2015)  

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    MACKENZIE 2013

    A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.

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    UERJ 2000

    TÉCNICA REVERTE MENOPAUSA E DEVOLVE FERTILIDADE Mulher estéril voltou a produzir óvulos após receber um transplante de ovário congelado nos Estados Unidos. ('0 Globo', 24/09/99) No procedimento médico-cirúrgico acima, o tecido ovariano transplantado foi induzido por hormônios a produzir óvulos. Isso foi possível porque a função ovariana é estimulada pelos seguintes hormônios secretados pela hipótise:

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    ENEM 2010

    A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal. Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado). A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

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    FGV 2013

    A gestação assistida, por meio de procedimentos clínicos, permite que casais impossibilitados de gerarem filhos naturalmente obtenham sucesso em sua constituição familiar. Alguns desses procedimentos estão listados em sequência. 1. Estímulo a ovulação. 2. Aspiração de óvulos liberados a partir dos folículos ovarianos. 3. Estímulo ao desenvolvimento do endométrio. 4. Fertilização in vitro. 5. Implantação do embrião no útero. Em função da sequência de procedimentos referentes a biologia reprodutiva humana, está correto afirmar que :

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    MACKENZIE 2009

    Suponha a existência de dois tipos de uma mesma espécie de verme: um, que se reproduz assexuadamente, por brotamento, e outro, que é sexuado. Ambos vivem em um mesmo lago, também habitado por uma bactéria que provoca uma doença nesses vermes. A espécie assexuada é mais frequentemente atacada por essa bactéria. Após um período de seca, no qual a população desse verme foi drasticamente reduzida, observou-se que os indivíduos sexuados passaram a ser mais atacados pelas bactérias do que os assexuados. Considere as afirmações a seguir. I. A reprodução sexuada, devido à variabilidade genética que ela proporciona, garantia uma maior resistência à infecção pela bactéria; II. A diminuição da população de vermes no lago, em consequência da seca, resultou na diminuição dessa variabilidade genética, tornando a população mais vulnerável à infecção pelas bactérias; III. Com a seca, os indivíduos assexuados se tornaram resistentes à infecção.   Assinale:

  30. 30

    UEL 2013

    Adquira o óvulo em um país, faça a fertilização em outro e contrate a mãe de aluguel num terceiro. Está pronto o seu filho com muita economia. (COSTA, C. Bebê globalizado. Supernovas. Super Interessante. São Paulo: Editora Abril, 296.ed., out. 2011, p.28.) As transformações sociais possibilitam novas formas de constituição familiar. O desenvolvimento científico e tecnológico consegue ajudar casais a terem filhos, recorrendo à reprodução assistida.Nesse contexto e supondo que um casal constituído por duas mulheres deseje ter um bebê, considere as afirmativas a seguir. I. A célula-ovo será resultante de um óvulo retirado de uma das mães que foi fecundado por um espermatozoide e implantado no útero de uma mulher ou no de uma das mães. II. A fusão dos núcleos dos óvulos das mães dará origem a um embrião do sexo feminino, o qual apresenta genes de ambas as genitoras, portanto com características haploides de cada uma delas. III. O embrião formado, gerado in vitro, foi implantado no útero de uma “mãe de barriga de aluguel” para que o bebê tivesse características dela. IV. O bebê será do sexo feminino, porque o núcleo diploide que lhe deu origem é resultante da fertilização do óvulo de uma das mães com o espermatozoide haploide com cromossomo X de um homem. Assinale a alternativa correta.

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