Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Sistema Nervoso dos maiores vestibulares do Brasil.

IFCE 2014

As células apresentam formas e estruturas diferentes para cada tipo de especialidade celular. Axônio, dendritos e telodendritos são estruturas pertencentes a células do tecido

UFRN 2013

Se compararmos o comportamento de animais na busca por alimento, podemos observar que uma anêmona (cnidário) apresenta um comportamento mais restrito do que o camarão (artrópode). O camarão, muitas vezes, adquire seu alimento realizando caça e luta. Essa diferença comportamental se deve ao fato de os artrópodes possuírem:

UFPE 2003

Diversas atividades humanas estão sob o controle de nossa vontade, enquanto outras ocorrem de forma autônoma. Analise a representação abaixo, considere o neurotransmissor geralmente liberado em cada caso e assinale a alternativa que completa as lacunas 1, 2 e 3, nesta ordem.

FAAP 1996

O sistema nervoso autônomo é dividido em simpático e parassimpático. Os hormônios que atuam controlando as atividades de ambos são, respectivamente:

UFF 2007

Um beijo estimula eventos fisiológicos importantes de origem involuntária como a vasodilatação. O sistema nervoso autônomo consiste em duas divisões que diferem anatômica e fisiologicamente: o simpático e o parassimpático. O beijo registrado por fotografia térmica infravermelha - técnica que capta as variações de calor e as traduz em distintas cores. O vermelho indica as áreas quentes (onde há mais sangue circulando). O azul, zonas frias. O sistema simpático, no caso do beijo, será responsável pela

UPE 2014

Observe a charge a seguir: (Disponível em: http://cartuminas.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html.) De acordo com as reações apresentadas pelo corpo do indivíduo, essas podem ser justificadas

MACKENZIE 1998

A respeito da sinapse representada anteriormente, é correto afirmar que:

FUVEST 2014

Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle. www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado. No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano:

G1 - IFSP 2012

Uma garota ganhou de seu namorado um buquê de rosas e sem querer tocou em um "espinho" de uma das flores. Imediatamente, de forma automática, ela recolheu o braço. A respeito dessa reação, pode-se afirmar que:

UEPA 2014

As sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, resultam do processo de comunicação entre as células nervosas, os neurônios, que continuamente coletam informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo. Estas células possuem a habilidade de processarem informações que controlam o fluxo de substâncias do meio intracelular (íons sódio, potássio, etc.) e realizam os processos de difusão e osmose em suas membranas. Adaptado de http://www.cerebromente.org.br/n10/fundamentos/pot2.htm Segundo o texto, a comunicação entre essas células ocorre por meio de processo:

UNICHRISTUS 2018

O fenômeno do potencial de ação em célula nervosa inicia-se com

UFRGS 2013

A coluna da esquerda, abaixo, lista cinco estruturas que fazem parte do sistema nervoso; a da direita, características de três dessas estruturas. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

G1 - CFTRJ 2012

Algumas doenças neurodegenerativas podem ser resultado da degradação progressiva da bainha de mielina dos neurônios pela ação do próprio sistema de defesa. Um exemplo é a adrenoleucodistrofia (ou ALD), uma doença hereditária na qual os portadores apresentam um acúmulo de grandes quantidades de um determinado tipo de gordura nos neurônios, o que estimula o ataque por leucócitos do próprio organismo. Outro exemplo de doença desmielinizante é a esclerose múltipla (figura a seguir) que apresenta características semelhantes à ALD, mas possui causas distintas. Embora os estudos já realizados não permitam uma conclusão definitiva, acredita-se que a esclerose múltipla tenha um componente genético, mas que a expressão da doença seja desencadeada pela ação de determinados micro-organismos. A partir do texto lido e dos seus conhecimentos sobre tecido nervoso e doenças relacionadas, analise as seguintes afirmativas e aponte a que apresenta um ERRO:

FGV 2013

O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso. A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores. Tal organização é fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, é:

UECE 2009

Os neurônios que conduzem o impulso do sistema nervoso central para o órgão que efetua a resposta, o qual pode ser uma glândula, são do tipo

FUVEST 1995

Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso?

A retina é um tecido sensível à luz, localizado na parte posterior do olho, onde ocorre o processo de formação de imagem. Nesse tecido, encontram-se vários tipos celulares específicos. Um desses tipos celulares são os cones, os quais convertem os diferentes comprimentos de onda de luz visível em sinais elétricos, que são transmitidos pelo nervo óptico até o cérebro. Disponível em: www.portaldaretina.com.br. Acesso em: 13 jun. 2012 (adaptado).   E relação à visão, a degeneração desse tipo celuar irá

UPE 2011

A música Bate coração refere-se aos batimentos cardíacos. Mas, por que o coração bate? Bate coração (Elba Ramalho) "Bate, bate, bate, coração Dentro desse velho peito..... Tum, tum, bate coração Oi, tum, coração pode bater Oi, tum, tum, tum, bate, coração Que eu morro de amor com muito prazer" Assinale a alternativa que explica corretamente o evento relacionado aos batimentos cardíacos.

G1 - CPS 2011

Bons jogadores de futebol precisam realizar ações rápidas. Um chute potente pode fazer a bola rolar a mais de 120 km/h e entrar na rede tão rápido que mal dá tempo para enxergá-la. Os melhores jogadores conseguem ver a bola nitidamente para se lançar ao ataque e ainda driblar o adversário com uma precisão de fração de segundo. Apesar de parecer que o sistema nervoso trabalha à velocidade de um raio, não é bem assim. Os sinais visuais, por exemplo, levam de 50 a 100 milésimos de segundo para chegar ao cérebro. Uma vez dentro dele, outras conexões são necessárias para transformar sinais brutos em resposta mental. (http://www.afh.bio.br/especial/futebol.asp Acesso em: 05.09.2010. Adaptado) Assim, considerando o papel do sistema nervoso central no processo de formação de um bom jogador de futebol, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

UEL 2015

Analise a figura a seguir. Os fisiologistas Barreto e Oliveira (2004) identificam, na obra Criação de Michelangelo, o contorno do formato do cerebro humano. O cérebro e a medula espinhal são centros nervosos. BARRETO, G.; OLIVEIRA, M. G. A Arte Secreta de Michelangelo. São Paulo: ARX, 2004. Considerando a origem do impulso nervoso no arco-reflexo, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o percurso da condução nos neurônios sensorial e motor

FUVEST 2017

A reação da pessoa, ao pisar descalça sobre um espinho, é levantar o pé imediatamente, ainda antes de perceber que o pé está ferido. Analise as afirmações: I. Neurônios sensoriais são ativados, ao se pisar no espinho. II. Neurônios motores promovem o movimento coordenado para a retirada do pé. III. O sistema nervoso autônomo coordena o comportamento descrito. Está correto o que se afirma em

CESGRANRIO 2000

Catecolaminas são substâncias sintetizadas por células de eucariotos. As reações químicas que ocorrem para a síntese dessas substâncias ocorrem em diferentes células do nosso organismo como, por exemplo, células da medula adrenal e neurônios.   Reações: Fenilalanina (1) Tirosina (2) Dopa (3) Dopamina (4)  Noradrenalina (5) Adrenalina Legenda: - ausente + significativo ++ intenso +++ muito intenso   O atleta Muhammad Ali, ou Cassius Clay, foi escolhido para a abertura dos Jogos Olímpicos de 1996 nos Estados Unidos, em Atlanta. Naquele momento, o mundo viu um indivíduo com dificuldade de movimentação, tremor das extremidades, face inexpressiva entre outros sintomas, caracterizando uma doença chamada Mal de Parkinson. Nesta doença, há degeneração de células do cérebro que sintetizam dopamina. Pela medida da atividade das enzimas da síntese de catecolaminas da tabela anterior, a que contém material de pacientes com Mal de Parkinson é:

MACKENZIE 2010

Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio, é correto afirmar que

UFV 2000

O Sistema nervoso dos vertebrados pode ser subdividido em central (SNC) e periférico (SNP). O SNC é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. A figura abaixo representa o encéfalo humano com algumas regiões indicadas (I, II, III, IV e V) Observe a flgura e assinale a alternativa CORRETA:

CESGRANRIO 1994

Em relação a evolução do sistema nervoso dos invertebrados são feitas as afirmações a seguir I) Ocorre uma centralização e uma cefalização a medida em que o animal se torna mais complexo. II) A maioria desses animais apresenta tubo nervoso de localização ventral. III) As medusas são os primeiros animais a terem um controle central de mensagens. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

FUVEST 2015

A ardência provocada pela pimenta dedo-de-moça é resultado da interação da substância capsaicina com receptores localizados na língua, desencadeando impulsos nervosos que se propagam até o cérebro, o qual interpreta esses impulsos na forma de sensação de ardência. Esse tipo de pimenta tem, entre outros efeitos, o de estimular a sudorese no organismo humano. Considere as seguintes afirmações: I. Nas sinapses, a propagação dos impulsos nervosos, desencadeados pelo consumo dessa pimenta, se dá pela ação de neurotransmissores. II. Ao consumir essa pimenta, uma pessoa pode sentir mais calor pois, para evaporar, o suor libera calor para o corpo. III. A hidrólise ácida da ligação amídica da capsaicina produz um aminoácido que é transportado até o cérebro, provocando a sensação de ardência. É correto apenas o que se afirma em

UFU 2005

Em outubro de 2004 faleceu o ator cinematográfico Christopher Reeve, que ficou famoso por interpretar o "Super-Homem". Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, era um ativista a favor das pesquisas com clonagem terapêutica para obtenção de células tronco. Com relação ao assunto abordado, analise as afirmativas a seguir. I - Após um acidente como o ocorrido com Reeve, se houver suspeita de lesão na coluna vertebral, o acidentado deve ser imobilizado na horizontal e utilizar um colar cervical para ser transportado até um hospital, porque no interior da coluna vertebral está a medula óssea vermelha, cuja lesão pode levar à paralisia. II - A utilização do colar cervical não evita lesões no sistema nervoso periférico, apenas no sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico poderá ficar inativo, após um acidente, se houver comprometimento no sistema nervoso central. III - A clonagem terapêutica por transferência nuclear permite a obtenção de blastocistos, de onde são retiradas células da massa celular interna (células tronco) que têm capacidade de regenerar órgãos lesados. Marque a alternativa correta.

G1 - CFTSC 2007

Considerando os processos fisiológicos humanos, assinale a única assertiva CORRETA:

UFRGS 2010

Observe a ilustração a seguir. Assinale a alternativa correta a respeito desta ilustração.

PUC-RS 2010