Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Reino Monera: As Bactérias dos maiores vestibulares do Brasil.

ENEM 2012

Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado). Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

IFSUL 2015

O aparecimento de várias doenças é favorecido pela falta de rede de esgoto, bem como pela falta de drenagem de águas pluviais somada a uma coleta de lixo inadequada. Se um indivíduo que vive em um ambiente nas condições acima teve contato com águas de enchente e passa a apresentar febre, dor de cabeça e dores musculares, ele pode estar apresentando um caso de

PUC-RJ 2007

Um grupo de pessoas deu entrada em um Hospital, após ingerirem um bolo de aniversário comprado em estabelecimento comercial. O diagnóstico foi intoxicação por uma bactéria do gênero 'Salmonella'. Marque a alternativa que indica a descrição correta de uma bactéria.

Suponha que uma doença desconhecida esteja dizimando um rebanho bovino de uma cidade e alguns veterinários tenham conseguido isolar o agente causador da doença, verificando que se trata de um ser unicelular e procarionte.   Para combater a doença, os veterinários devem administrar, nos bovinos contaminados,

UFF 2007

O Governo da Indonésia aprovou um fundo de 1 bilhão de rúpias (USS 1,1 milhão) para os trabalhos humanitários no sul da ilha de Java, região devastada por uma tsunami, que causou cerca 350 mortes e deixou milhares de desabrigados. (http:// /oglobo.globo.com/online/ciencia/plantao/2006/07/18/284902985.asp) Eventos catastróficos decorrentes de alterações climáticas em nosso planeta podem causar enchentes em algumas regiões. As autoridades desses locais se preocupam, geralmente, com a contaminação da água pela urina de ratos infectados. Assinale a opção que indica o microorganismo presente na urina desses ratos.

UFAL 2010

A prática dos exames e das condutas preventivas é importante, pois uma pessoa portadora de doença sexualmente transmissível – por vezes, permanecendo latente – pode, involuntariamente, transmiti-la para outras pessoas. Ao procurar um médico, um cliente relatou os seguintes sintomas:   - aparecimento de lesão na genitália externa, em forma de pequena úlcera, referida pelo médico como cancro duro; - desaparecimento dessa lesão (cancro), naturalmente, em pouco tempo; - aparecimento de lesões generalizadas na pele, com numerosos pontos vermelhos e escamosos, após, aproximadamente, dois meses. - ocorrência posterior de lesões em órgãos do sistema nervoso, circulatório e urinário.   Considerando essas informações, o médico concluiu que o paciente havia sido infectado por uma certa bactéria e apresentava:

UDESC 2014

As doenças bacterianas podem ser transmitidas pelo contato com alimentos e objetos contaminados, pelo contato sexual ou pela saliva dos portadores destas doenças. Assinale a alternativa que contém os nomes de doenças transmitidas apenas por bactérias.

UNICAMP 2015

Nos porões dos navios vindos do Oriente no século XIV, chegavam milhares de ratos à Europa, onde encontravam um ambiente favorável, dadas as condições precárias de higiene. Esses ratos estavam contaminados e suas pulgas transmitiam um agente etiológico aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos, para obterem seu alimento, o sangue. Qual é o agente etiológico e qual é o nome popular dessa doença?

CEFET-MG 2015

Em 2001, após ataque terrorista que causou a queda do World Trade Center, foram enviadas pelo correio cartas contendo a bactéria Bacillus anthracis. As cartas contaminadas só foram identificadas quando um funcionário do endereço destinatário morreu por inalação do pó branco. A sobrevivência do micro-organismo citado, durante o envio da carta, foi possível pela(o)

UFPI 2003

A figura representa o desenho esquemático de uma célula bacteriana. Como todo ser vivo, este também se reproduz e transmite as informações genéticas à sua descendência, através do seu DNA. A alternativa que cita os dois componentes celulares bacterianos que contêm DNA é:

UFC 2003

Analise o texto adiante. Nas bactérias, o material genético está organizado em uma fita contínua de _______ que fica localizado em uma área chamada de _______. A reprodução das bactérias se dá principalmente por _______, que produz _______. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto:

UFSM 2014

A ideia dos pesquisadores da Universidade de Northhumbria, Reino Unido, é de uma simplicidade genial; eles adicionaram à mistura de construções esporos de certa bactéria encontrada em solos alcalinos (como é o cimento). Se houver rachaduras, a água entra pelo concreto e "ressuscita" os bacilos. A bactéria excreta a calcita (tipo de cristal de carbonato de cálcio) tornando a superfície do prédio mais impermeável. Revista Superinteressante, p. 65 ago., 2012. (adaptado) Para entender melhor, esporo é um(a)

UECE 2008

A pulga do rato, 'Xenopsyla cheopis' é o agente transmissor de uma doença historicamente importante, cujo agente causativo pertence ao gênero 'Yersinia' que se trata de uma "bactéria que pode multiplicar-se no interior dos macrófagos, em vez de ser destruída. Os sintomas dessa doença são inchaços dos linfonodos das virilhas e axilas, acompanhado de febre. Sem tratamento, a morte pode ocorrer em menos de uma semana após os primeiros sintomas". Tal doença é:

UPF 2014

Bactérias são organismos unicelulares e procariotos, que podem ser diferentes quanto ao metabolismo, ao habitat, à forma da célula e ao tipo de associação. Dada sua expressiva importância como agentes patogênicos, é fundamental saber reconhecê-las. Assim, associe as colunas abaixo, relacionando o tipo à aparência das bactérias. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Os medicamentos são rotieiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupos de fármacos inseridos no tratamento de doenças causadas por bactérias. Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam

PUCMG 2006

INFECÇÃO BACTERIANA RUMO AO BRASIL Endêmica dos Andes, a bartonelose se alastra com abertura de estradas e degradação ambiental. Uma doença praticamente desconhecida dos profissionais de saúde brasileiros está se aproximando de nossa fronteira, e seu impacto pode ser agravado pelo modelo de desenvolvimento adotado na Amazônia. A infecção em questão é a bartonelose, originária dos Andes, causada pela bactéria 'Bartonella bacilliformis' e transmitida pelos mesmos mosquitos vetores da leishmaniose. O receio é que, caso a bartonelose entre na Amazônia brasileira, sua disseminação seja acelerada pela falta de treinamento específico dos profissionais de saúde do país. (Fonte: "SCIENTIFIC AMERICAN", março de 2005) Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

UFPR 2016

Existem diferentes modos de transmissão das doenças infecciosas humanas. A figura abaixo apresenta três deles. Dengue e tuberculose têm seus principais modos de transmissão representados, respectivamente, em:

UFPB 2006

A seguir, estão listadas características de três diferentes grupos de arqueobactérias ou arqueas: termófilas extremas (ou termoacidófilas), halófltas extremas e metanogênicas. I. São anaeróbicas estritas e importantes decompositoras de matéria orgânica, sendo comuns em áreas pantanosas desprovidas de oxigênio. II. São encontradas em estações de tratamento de lixo e no aparelho digestório de cupins e herbívoros. III. Ocorrem em lagoas rasas de evaporação, formadas por água do mar, nas quais se obtém o sal de cozinha. IV. Obtém energia da oxidação do enxofre, sendo quimiossintetizantes e ocorrem em fontes termais ou fendas vulcânicas, localizadas nas profundezas oceânicas. A correspondência entre as características descritas e os três grupos de arqueobactérias está corretamente apresentada em:

G1 1996

São tipos de reprodução assexuada:

FAMERP 2018

Os domínios Archaea e Bacteria englobam micro-organismos com características morfológicas bem definidas. Estes seres vivos compartilham semelhanças entre si, tais como

UFRN 2000

Ana comprou uma lata de salsicha cuja tampa se encontrava "estufada". Em casa, recomendaram que ela voltasse ao supermercado e pedisse a substituição do produto, pois a salsicha poderia estar contaminada com a bactéria que causa o botulismo. Caso a salsicha estivesse contaminada, o "estufamento" da tampa teria sido causado por

UFPB 2007

As bactérias não apresentam reprodução sexuada típica, mas, em certas espécies, há a incorporação de genes de outro indivíduo, processo denominado recombinação genética, que leva à formação de bactérias com características genéticas diferentes. Nos quadros A, B e C, a seguir, estão esquematizados três processos através dos quais uma bactéria pode incorporar genes de outras. Figuras adaptadas de AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. 'Biologia dos organismos'. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. Os fenômenos descritos nos quadros A, B e C correspondem, respectivamente, aos seguintes processos de recombinação genética:

UEMG 2016

Leptospirose e Dengue são doenças que podem ser fatais. A informação sobre as formas de transmissão auxilia a população a tomar importantes medidas de prevenção. Uma medida profilática que pode impedir a expansão de ambas as doenças é:

UEL 2014

Leia o texto a seguir. A importância do saneamento e sua relevãncia a saúde humana remontam às mais antigas culturas. O desenvolvimento do saneamento sempre esteve ligado a evolução das civilizações. Na civilização greco-romana, por exemplo, há vários relatos das pra'ticas sanitárias e higiênicas e suas relações com o controle das doenças. Entre as práticas sanitárias coletivas mais marcantes na antiguidade estão a construção de aquedutos, os banhos públicos e os esgotos romanos, tendo como simbolo histórico a conhecida Cloaca Máxima de Roma. (Adaptado de: Manual de Saneamento Basico. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2013.) Com base nos conhecimentos sobre as doenças provocadas por bactérias e relacionadas a falta de saneamento basico, considere as afirmativas a seguir. I. A febre tifoide causa forte dor de cabeça e, em casos graves, perfuração do intestino e morte. A bactéria é adquirida pela ingestão de água contaminada com fezes de portadores. II. Na cólera, a bactéria se multiplica no intestino delgado e produz uma toxina que induz as células intestinais a liberar agua e sais. III. Na giardíase, a bactéria prolifera no organismo causando febre e dor de garganta, formando uma membrana que pode bloquear a passagem de ar para os pulmões. IV. A criptococose é provocada por bactéria presente na urina dos ratos. As pessoas infectam-se pelo contato com agua e solo contaminados. Assinale a alternativa correta.

UFPEL 2007

Uma doença que vence o tempo amarra a Pelotas do final do século 19 e das primeiras décadas do século 20. Após causar a morte de milhares de pessoas entre 1890 e 1930, a tuberculose ainda contamina e preocupa as autoridades médicas. A enfermidade atinge de 15 a 30 pessoas por mês na cidade. A Aids contribuiu para o retorno, com força, da tuberculose. O Brasil já registra casos de tuberculose multirresistente, em que o variante do microrganismo patogênico não e sensível aos medicamentos habituais. "Diário Popular", 03/09/2006 [adapt.]. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas. I. A resistência que alguns bacilos da tuberculose têm apresentado deve-se principalmente à variação genética deste organismo, originária principalmente pela troca de DNA entre bactérias no processo de reprodução por divisão binária. II. Para combater a tuberculose utilizam-se medidas como a imunização, através da vacina BCG - anticorpos contra o bacilo de Koch injetados nas pessoas -, além da higiene e saneamento. III. A tuberculose e causada por uma bactéria - seres unicelulares procarióticos - que se instala preferencialmente nos pulmões, podendo, entretanto, afetar outros órgãos. IV. A Aids contribui para o aumento dos casos de tuberculose, pois o vírus HIV ataca os linfócitos - células responsáveis pela defesa imunitária do organismo -, facilitando a infecção por agentes causadores de doenças oportunistas, como a tuberculose. Estão corretas as afirmativas:

UNESP 2015

Ação implacável Pesquisadores descobrem no solo antibiótico natural capaz de matar bactérias resistentes causadoras de doenças graves, como infecções hospitalares e tuberculose. (http://cienciahoje.uol.com.br) O novo antibiótico, a teixobactina, impede a síntese da parede celular de alguns tipos de bactérias por se ligar a substâncias precursoras de lipídios dessa parede. Além de presente nas bactérias, a parede celular também é encontrada

UPE 2016

Leia o texto a seguir: “... certos microrganismos continuam a causar preocupação. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é atualmente um fenômeno global. De acordo com o relato, várias espécies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistência a antibióticos.” Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015. Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA proposição sobre as bactérias e o aumento da variabilidade genética, possibilitando a resistência aos antibióticos.

UFV 2002