Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Arte na Roma Antiga dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Arte com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    Sobre a arte romana e a sua relação com manifestações artísticas de outros períodos e civilizações, marque a alternativa correta.

  2. 2

    UFSM 2009

    Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações sobre o desenvolvimento tecnológico das sociedades da Antiguidade. 1. ( ) A prática da agricultura, além de permitir aumentar a produção de alimentos, impulsionou inovações em diversos campos do conhecimento, como os sistemas de escrita, a matemática e a astronomia, com a utilização de calendários para organizar a vida social, religiosa e produtiva nas diversas estações. 2. ( ) As civilizações do Crescente Fértil aprimoraram conhecimentos para garantir o emprego adequado do solo, empregaram sistemas de irrigação para melhor aproveitar as águas dos rios, promoveram o conveniente armazenamento das safras, além de alcançarem notáveis avanços na arquitetura e engenharia com a construção de templos religiosos e funerários monumentais. 3. ( ) Mesmo sem terem desenvolvido grandes conhecimentos no campo da matemática e das ciências da natureza – como a biologia, a física e a cosmologia – as polis ou cidades-estados da Grécia antiga notabilizaram-se por legarem ao mundo posterior a filosofia e a democracia, concretizando os princípios de justiça social, igualdade política e cidadania para todos seus habitantes, independentemente de serem estrangeiros, escravos, mulheres, iletrados ou pobres. 4. ( ) O Império Romano, além de aprimorar a tecnologia da guerra para expandir suas conquistas militares, efetivou avanços significativos na arquitetura e na engenharia com a construção de estradas, portos, aquedutos, termas, circos, mercados, edifícios públicos e redes de esgoto e de água para as cidades. A sequência correta é:

  3. 3

    UFBA 2011

    Os Romanos mostraram-se extraordinariamente inventivos no domínio do urbanismo. As "cidades novas", construídas durante a época imperial, muitas vezes a partir de acampamentos militares, espalharam a ordem romana até aos confins do Império. Esta concepção de cidade planejada, edificada com uma finalidade muito concreta e, por vezes, quase simultaneamente em cada uma das suas partes, só a voltaremos a encontrar no século XX. (UPJOHN et al., p. 48) Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a arquitetura na Antiguidade Oriental e na Clássica, leia as afirmativas abaixo. 1 - A arquitetura romana concentrou-se na construção de edifícios com finalidade religiosa, descuidando-se das obras de infra-estrutura e de atendimento às necessidades das populações urbanas. 2 - A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação de princípios arquitetônicos conhecidos na época, fazendo-os resistir à ação do tempo e dos homens. 3 - A arquitetura romana expressava o caráter bélico e pragmático da cultura dominante, enquanto a arquitetura grega se voltava para a representação dos elementos que fundamentavam sua mitologia e sua concepção de mundo. 4 - As catedrais de Colônia, na Alemanha, e de Notre Dame, em Paris, representam a arte gótica que predominou na Europa Medieval e reproduzem os princípios arquitetônicos construídos pelos gregos e pelos romanos. Estão corretas:

  4. 4

    Stoodi

    Povo de origem desconhecida, os etruscos foram uma das pilastras para a formação da civilização romana. Dessa forma, é possível inferir que a arte romana sofreu forte influência da arte etrusca, considerada popular e voltada para a expressão da realidade vivida. Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi:

  5. 5

    Stoodi

    Assinale a alternativa correta em relação à arte da Roma Antiga.

  6. 6

    Stoodi

    Analise as afirmações a seguir: I. A Igreja Cristã, perseguida pelos romanos, transformou-se na instituição religiosa oficial do Império Romano, a partir do século IV d.C. II. Inspiradas na cultura grega, a mitologia, a religião e as artes romanas consagraram uma unidade que caracterizou o mundo ocidental greco-romano. III. Controlando um império de proporções gigantescas, os romanos criaram e mantiveram um exército forte e bem treinado, além de uma estrutura jurídica ampla e eficiente. IV. A República Romana se caracterizou por um governo centralizado e monárquico em que os imperadores controlavam toda a política, fechando instituições como o Senado. V. A economia romana era totalmente voltada ao comércio com o Oriente. A agricultura era desenvolvida nas províncias do Império Romano, sendo que elas produziam somente o que ele desejasse e determinasse. A alternativa que contém todas as afirmações corretas é:

  7. 7

    PUC-MG 2013

    Observe a pintura Os litores levam ao Cônsul Brutus os Corpos de Seus Filhos, de Jacques Louis David, 1748- 1825 (Museu do Louvre, Paris). (Fonte: RIBEIRO, Renato Janine, A república. São Paulo: Publifolha, 2008. p. 18.) Na pintura veem-se, na parte superior esquerda, os corpos dos filhos de Brutus lhe sendo trazidos. Sentado, logo abaixo, o próprio Brutus com uma expressão séria, mas serena, de meditação profunda e em silêncio, opondo-se à expressão de sua mulher, em profundo desespero, abraçada às suas filhas. A pintura é uma representação do episódio de proclamação da república, na Roma Antiga. Após expulso o último rei, Brutus, um dos dois cônsules eleitos anualmente, condena seus próprios filhos à morte por terem conspirado para restaurar a dinastia dos Tarquínios, de fora de Roma. Em relação ao conceito de república, o quadro de Louis David nos diz adequadamente:

  8. 8

    ACAFE 2005

    O Império Romano constituiu-se como um dos mais importantes da Antiguidade, tanto pela área de sua abrangência quanto pelas heranças culturais deixadas para a posteridade do mundo ocidental, nas áreas de conhecimento e nos diversos campos de atividades. Acerca do exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto:

  9. 9

    UNESP 2011

    Observe a imagem abaixo: O Templo da Concórdia foi construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é um marco da:

  10. 10

    UFPE

    A grandiosidade do Império Romano criava muitos problemas administrativos e conflitos de poder, dificultando a ação dos seus governantes. Na arte, os romanos seguiram soluções práticas para facilitar sua vida urbana. A arquitetura romana, por exemplo, foi:

  11. 11

    UEG 2013

    Analise a imagem.     Augusto de Prima Porta, esculpida por volta de 19 a.C., é uma típica escultura da Roma antiga. A diferença dessa escultura em relação às gregas do período clássico está  

  12. 12

    FAPERP

    A civilização grega antiga e os etruscos inspiraram grande parte da cultura de Roma. A Roma antiga, por sua vez, contribuiu grandemente para o desenvolvimento do mundo ocidental não só na arte, mas, também, no direito, na tecnologia, nas formas de governo, etc. Com relação às influências que os romanos antigos sofreram dos gregos e dos etruscos, considere as afirmações a seguir para assinalar a alternativa correta. I- A arte grega influenciou a arte romana pelo ideal de beleza. II- A arte grega trouxe idealismo para a arte romana. III- Os etruscos trouxeram para os romanos, aspectos práticos associados à realidade. IV- O arco é um elemento arquitetônico desenvolvido pelos romanos, graças à influência grega.    

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos