Atualidades no Enem: o guia completo!

INTRODUÇÃO

A preparação para o Enem não é nada fácil, ainda mais quando — além de estudar todas as matérias — é preciso estar bem informado sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Como sabemos que nem sempre os estudantes têm tempo para acompanhar todas as notícias todos os dias, separamos as dez principais atualidades de 2019 que podem aparecer em algumas questões ou até mesmo como tema de redação no Enem. 

Acompanhe!

1.Rompimento da barragem em Brumadinho

barragem de brumadinho

Foto: Wikipédia

O rompimento da barragem em Brumadinho, de propriedade da empresa Vale, ocorreu em Minas Gerais no dia 25 de janeiro de 2019, causando a morte de 249 pessoas e 21 ainda desaparecidas.

A tragédia também causou a morte de inúmeros animais, plantas, contaminou rios importantes, como o rio Paraopeba entre outros danos ambientais, que poderão levar décadas para serem recuperados.

Há uma grande chance desse tema ser abordado em questões do Enem, principalmente em temas relacionados à Ecologia. Por exemplo relacionar o desastre ambiental da seguinte maneira:

  • impacto na contaminação do solo;
  • diminuição da fauna e flora;
  • perda do habitat de muitas espécies;
  • como pode afetar a cadeia alimentar;
  • impactos no ecossistema.

Outra forma provável que a catástrofe socioambiental pode cair no Exame, é como tema de redação. A abordagem esperada para a redação vai depender bastante dos textos de apoio, como por exemplo: impacto na economia e meio ambiente, importância da fiscalização, entre outros.

Por isso, leia bastante sobre o tema e fique por dentro de todos os impactos que a tragédia causou para a população, meio ambiente e economia da região.

2.Posse e porte de armas

arma de fogo

Uma das principais promessas de Jair Bolsonaro em campanha eleitoral era a liberação da posse e porte de armas para os brasileiros, afirmando que o cidadão possui direito de exercer sua própria defesa.

Sendo assim, após Bolsonaro ser eleito, o porte de armas foi liberado para diversos profissionais que antes não tinham esse direito. Já a posse de armas foi ampliada pelo presidente em janeiro deste ano, estabelecendo novos critérios para que o cidadão comprove a necessidade em possuir arma em casa.

A posse ou porte de armas pode aparecer em questões do Enem, mas principalmente, como um possível tema de redação.

No caso da redação, o aluno precisa defender o seu ponto de vista com bons argumentos, com uma análise crítica diante da realidade socioeconômica e política brasileira atual

Como este é um tema polêmico e que divide opiniões, independente se sua opinião seja a favor ou contrária em relação a posse e porte de armas, você precisa apresentar argumentos embasados por dados, que geralmente estão no texto de apoio e ideias coesas e coerentes.

3.Operação Lava Jato

executivo lava jato

A Operação Lava Jato é o nome dado a operação da Polícia Federal que investiga crimes bilionários de corrupção iniciada em 2014. Pela operação, já foram presos muitos políticos, empresários e empreiteiros.

Entre os presos, podemos citar nomes como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-governador Sérgio Cabral, ex-deputado Eduardo Cunha e muitos outros.

Um dos principais envolvidos no início da operação foi o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública.

Desde 2014, houve muitos desdobramentos da Operação Lava Jato com mais descobertas de lavagem de dinheiro e outros crimes, em diversos Estados do país. 

Só em agosto de 2019 foram realizados doze mandados de prisão e busca e apreensão no Banco BTG Pactual, baseando-se na delação premiada de Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda.

São muitas descobertas e desdobramentos da operação ano após ano, e que podem, de alguma forma, serem cobradas no Enem. Por isso, fique atento aos principais acontecimentos e esteja sempre de olho em jornais para conseguir responder com firmeza as questões!

4.Feminicídio

mulher chorando feminicidio

Outro assunto que está cada vez mais pautado e discutido é a questão do feminicídio que aumenta a cada ano em nosso país, sendo a 5ª maior taxa de feminicídio do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Podemos definir o feminicídio quando ocorre um assassinato contra a mulher e a causa está diretamente relacionada com o gênero, e podem ser caracterizados com agressões físicas, agressões psicológicas, agressões sexuais, cárcere privado etc.

Não é muito provável que o assunto seja pedido na redação do Enem em 2019, uma vez que na redação de 2015 o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi proposto aos candidatos.

Contudo, o feminicídio pode ser abordado em questões de atualidades, por exemplo, podendo ser pedido que o candidato identifique quais são os comportamentos de quem pratica o crimeo que ele identifica como violência contra a mulher a partir do texto apresentado na questão etc.

5.Ataque na escola em Suzano

escola em suzano SP

Uma das notícias que marcou o começo deste ano e traumatizou o Brasil foi o massacre na Escola Estadual Raul Brasil em Suzano (SP).

O atentado na escola foi cometido por dois ex-alunos que mataram oito pessoas, sendo cinco alunos, duas funcionárias do colégio e o tio do assassino mais novo. Além disso, deixaram vários outros estudantes gravemente feridos.

Após os crimes, o assassino mais novo atirou contra o mais velho e, depois, se suicidou. Sendo assim, um total de dez mortos.

O motivo pelo atentado até hoje não foi, de fato, esclarecido, mas a versão estabelecida pela investigação policial é de que os responsáveis planejaram o crime por meses e que ambos participavam de páginas na deep web (uma parte de conteúdo ilegal na internet) com foco em crimes de ódio.

O assunto, de alguma maneira, pode ser abordado em questões do Enem, como:

  • bulliyng no ambiente escolar;
  • formação social;
  • saúde mental;
  • influência de jogos com violência gráfica;
  • banalização da violência nas redes sociais.

6.Desmatamento e queimadas na Amazônia

desmatamento na Amazônia

O tema desmatamento já apareceu algumas vezes em questões de Biologia e Geografia do Enem e, até mesmo, como tema de redação. Mas isso não significa que o aluno não precisa focar neste, muito pelo contrário! E vamos explicar o porquê.

Em 2019 a situação ficou ainda mais crítica quando o assunto é desmatamento e queimadas iniciadas pelo homem na floresta Amazônica. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 278% no desmatamento, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para o Enem deste ano, é provável que o tema apareça nas questões de Biologia ou Geografia para que o candidato interprete situações que envolvam o desmatamento direta ou indiretamente. 

Para mandar bem nessas questões o aluno precisa saber da importância da floresta Amazônica e quais as principais consequências da devastação, podendo relacionar com temas ligados à legislação, fiscalização, impactos no biomaterritório indígena, entre outros.

7.Sarampo no Brasil

vacina do Sarampo

 

No ano de 2019 o surto do Sarampo se intensificou muito, principalmente no Estado de São Paulo. Só no início do ano foram registrados 1.388 casos confirmados de Sarampo, com maior concentração nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, segundo o Ministério da Saúde.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Morbillivirus. O contágio pode ocorrer através do contato humano, tosses e espirros, mas que pode ser prevenido através da vacinação.

O Enem, por gostar muito de contextualizar suas questões com temas da atualidade, é provável que este assunto seja abordado na prova.

Pode ser cobrado do candidato conhecimentos sobre os principais sintomas, como a doença é transmitida e a importância da prevenção.

Além disso, outro ponto importante é estar atento a questões sobre vacinação, em que muitas pessoas deixam de tomar vacinas, contribuindo, assim, para que a doença volte a ser proliferada, como o caso do Sarampo.

Lembre-se, também, sobre a falta de vacinas nos postos de saúde e a necessidade de incentivo para que as pessoas preocupem-se com a prevenção, não só do Sarampo, como outras doenças, por exemplo HPV, Febre Amarela etc.

8.Copa do Mundo feminina

moça em campo futebol feminino

Neste ano, pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina foi transmitida pela mídia para todos os brasileiros.

A Copa do Mundo feminina de 2019 foi disputada na França e a seleção brasileira foi eliminada nas oitavas de final pelas donas da casa.

O fato da Copa ter sido exposta, como nunca feito antes, foi de grande importância para a maior valorização do futebol feminino, incentivando o futebol juvenil e representatividade das jogadoras.

O Brasil ainda é um país que investe muito pouco no futebol feminino em relação ao masculino. A discrepância de salários, valorização do esporte e investimentos é muito grande quando comparado ao futebol masculino.

Você deve estar se perguntando: “Mas como este assunto pode aparecer no Enem?”

Existem algumas possibilidades de que a Copa do Mundo feminina seja contextualizada em questões do Enem, por exemplo:

  • o crescimento da presença de mulheres em cargos tradicionalmente masculinos;
  • a própria desvalorização do futebol feminino;
  • igualdade de gênero.

Nossa dica é: aprofunde bastante seus estudos nesses temas, pois tratam-se de assuntos vastos e que geram polêmica, portanto, fique bem informado e arrase na prova!

9.Reforma da Previdência

idoso reforma da previdência

Reforma da Previdência acontece quando algumas leis relacionadas ao bem-estar social da população precisam ser modificadas, com o objetivo de atender as necessidades dos cidadãos no longo prazo.

No Brasil, em 2016 foi apresentado, pelo ex-presidente Michel Temer, a proposta da reforma com modificações em relação às regras de aposentadoria devido a expectativa de vida dos brasileiros. Porém, somente neste ano (2019) a proposta foi para votação no Senado.

A Reforma da Previdência passou pela primeira votação no Senado e obteve maior número de votos a favor. A segunda votação está prevista para Outubro de 2019.

A reforma ainda divide muitas opiniões, de um lado trabalhadores defendem que o Brasil está passando de um país jovem para um país de idosos e de outro a crítica a idade mínima de contribuição de 25 anos é muito alta, uma vez que o Brasil ainda conta com muitos trabalhadores autônomos e sem registros.

A proposta da reforma conta com a idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres e de 65 para homens tanto para empresas privadas quanto para públicas, mas diminuem para trabalhadores rurais, professores, agentes penitenciários, policiais federais, civis, policiais federais e legislativo.

10.Questão Indígena

indígena

Em quase todos os anos questões sobre os povos indígenas estão presentes no Enem, e este assunto deve ter muita atenção por parte do aluno, tanto para conhecer mais sobre a cultura dos povos desde a colonização, quanto para mandar na prova.

De 2011 a 2016 caíram no Enem questões que pediam conhecimentos sobre a época da colonização dos índios, a linguagem utilizada, conceito dos povos indígenas, exploração do território, entre outros.

É importante dar destaque aos acontecimentos recentes que envolvem a demarcação de áreas indígenas por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio) e a exploração e disputa dessas terras entre fazendeiros e índios.

Isso acontece devido a demora em ocorrer a demarcação das terras por parte do Estado e, por conta disso, a exploração ilegal de recursos hídricos e minerais das áreas indígenas aumentam ainda mais. 

Sabemos que a vida do vestibulando não é fácil, ainda mais na reta final de estudos para o Enem. O Stoodi pode ajudar você a ficar por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com as aulas de atualidades e muitas outras matérias com nosso plano de estudos! Confira e arrase nas provas!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!